Quem pode ser um aprendiz?

Quem pode ser jovem aprendiz? Conheça as regras

Procurando pela primeira experiência profissional? Saiba quem pode ser jovem aprendiz e confira as dicas para se destacar no mundo do trabalho. 

É cada vez mais comum jovens iniciarem sua jornada no mundo do trabalho através de programas de aprendizagem, ganhando mais experiência e desenvoltura para futuras oportunidades profissionais.

Mas afinal, quem pode ser jovem aprendiz?

Apesar do programa ser popularmente conhecido como ‘jovem aprendiz’, a lei da aprendizagem acolhe diversas faixas etárias e determina que adolescentes, jovens e adultos (em condição de PCD) entre 14 e 24 anos estão aptos a participarem de programas de aprendizagem.

Portanto, se você está procurando saber como e quem pode ser jovem aprendiz, continue lendo e descubra as dicas que separamos para você se destacar no ambiente de trabalho e conquistar sua primeira experiência no mundo do trabalho.

 

Como ser aprendiz? 


Para ser um aprendiz, além de estar dentro da faixa etária prevista por lei, é preciso estar conectado com uma entidade formadora profissional, como o CAMP Pinheiros.

Com os mais diversos tipos de cursos e formações, somos uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de ajudá-lo a desenvolver e conquistar a sua primeira oportunidade no mundo trabalho. 

Para isso, é necessário se inscrever, primeiramente, no Programa Formação para Cidadania, que possui o foco de desenvolver a reflexão crítica, a autonomia e fortalece o senso de cidadania. 

Através desse programa, ensinamos os adolescentes e jovens a aprender a aprender por meio de atividades digitais, físicas e interpessoais, desenvolvendo habilidades e comportamentos que são necessários para o ambiente empresarial. 

Após a conclusão do programa, o aprendiz está apto a fazer parte do banco de dados do CAMP e é só aguardar ser chamado por uma empresa após a análise de seu perfil e histórico para, então, compor o quadro de funcionários como um aprendiz.


Como ser um aprendiz de destaque?


Ser um jovem aprendiz é apenas o primeiro passo para conquistar o seu futuro profissional. Após ser contatado por uma empresa e contratado, é importante demonstrar que você tem interesse em crescer dentro do ambiente de trabalho.

Para isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de se destacar como aprendiz.


Seja curioso


Questione, pergunte, tente entender o motivo das coisas e processos que acontecem em seu ambiente de trabalho. Pergunte se há algo que você possa fazer quando estiver ocioso ou tiver pouco trabalho. Isso demonstra seu interesse em saber mais sobre a empresa e nas atividades que pode desenvolver. 

Além disso, é uma ótima forma de aprender, na prática, mais funções desempenhadas na empresa.

Quem pode ser Jovem Aprendiz?


Seja proativo


Demonstre sua proatividade ao ajudar companheiros de equipe a desenvolver suas funções. 

Mesmo que não seja uma atividade da sua área, é importante mostrar sua vontade de conhecer novas partes da empresa e aproveitar todas oportunidades de aprendizado.


Estude


Estudar é uma ação constante. Atualize-se sobre a empresa, sobre os meios de desenvolver sua função. Coloque em prática tudo o que você aprende no curso no qual está matriculado.

Ao continuar se qualificando, você se torna cada vez mais apto dentro do ambiente de trabalho, tornando-se um potencial funcionário valioso para a empresa. Certamente, assim, ela terá maior interesse em efetivá-lo após o fim do seu contrato.

Quem pode ser Jovem Aprendiz?


Tenha foco


Pode parecer bobagem, mas ter foco é uma característica essencial para um jovem aprendiz que quer ser efetivado.

Conseguir conciliar o trabalho, o curso de aprendizagem, a escola e a vida social é algo muito importante. Ao manter o foco, você se organiza e mantém uma imagem profissional positiva, mostrando que quer atingir seus objetivos e crescer na carreira.


Peça feedback


Uma boa maneira de você evoluir e se desenvolver no trabalho cada vez mais é através de feedbacks. 

Ao pedir para chefes e supervisores darem um retorno sobre o seu desempenho nas atividades, você demonstra uma grande maturidade. Esse tipo de atitude é altamente valorizada no ambiente de trabalho.


Conheça o CAMP Pinheiros

 

O CAMP Pinheiros  atua no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes desde 1978.

Através de nossos programas e projetos CAMPUS Talentos, ajudamos mais de 1000 empresas a inserirem mais de 17 mil jovens no mundo do trabalho, garantindo boa formação profissional. 

Ao tornar sua empresa parceira do CAMP, você conta com uma entidade formadora preparada para desenvolver e dar oportunidades a jovens e adolescentes que buscam sua primeira experiência no mundo do trabalho.

Além disso, empresas parceiras do CAMP  no Programa de Aprendizagem também apoiam mais de 10 projetos sociais. Faça parte e transforme vidas! 

Para conversar com nossa equipe e tirar dúvidas, entre em contato através do telefone (11) 3814 1402 ou pelo e-mail.

Continue lendo:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.