Conheça o Programa de Desenvolvimento para Jovem Aprendiz no CAMPUS

Buscando aprendizes para a sua empresa? Confira os diferenciais do Programa de Desenvolvimento para Jovem Aprendiz do CAMPUS Talentos.

Aprender a aprender e desenvolver habilidades profissionais que destacam-se no mundo do trabalho. Essas são apenas algumas características dos jovens que formam-se através do Programa de Desenvolvimento para Jovem Aprendiz do CAMPUS Talentos. 

Além dos benefícios de um programa completo para Jovens Aprendizes proporcionado por uma entidade formadora sem fins lucrativos, ao tornar sua empresa parceira do CAMPUS Talentos, ela também contribui com inúmeros projetos sociais que transformam a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social.  

Descubra tudo sobre o Programa de Desenvolvimento para Jovem Aprendiz do CAMPUS:

 

Como contratar um Jovem Aprendiz?

 

Antes de começar, é importante saber que existem duas formas de contratar um jovem aprendiz: 

  1. Contratação direta: Quando o jovem é contratado pela empresa na qual é registrado  em folha de pagamento e, como parte obrigatória prevista por lei, é inscrito em uma entidade formadora e certificadora ou é selecionado a partir do banco de jovens que ela oferece, para que possa desenvolver mais habilidades para o trabalho.
  2. Contratação indireta: Nessa modalidade, a entidade formadora assume o papel de empregadora e realiza a inscrição de matrícula em programa de aprendizagem, bem como, disponibiliza seu banco de jovens para contratação. 

Nos dois cenários, a entidade certificadora é obrigatória. 

São nelas que o jovem recebe conteúdos e orientações de como se comportar no ambiente corporativo e como  desenvolver suas habilidades práticas e teóricas, seguindo normas fixadas pela legislação.

As entidades qualificadoras são responsáveis pelo treinamento teórico, indiferentemente de ser contratação direta ou indireta, pela conexão dos jovens com as empresas cumpridoras da Lei do Jovem Aprendiz.

programa de desenvolvimento para jovem aprendiz

 

Como funciona o Programa de Desenvolvimento para Jovem Aprendiz no CAMPUS

 

Para participar do Programa de Desenvolvimento para Jovem Aprendiz, os candidatos podem concluir o Programa Formação para Cidadania do CAMPUS Talentos primeiro. 

Desta forma, antes da primeira experiência no mundo do trabalho, já terão participado de um programa que possui o objetivo de despertar a reflexão crítica, estimular a autonomia e o fortalecimento da cidadania. 

Após a conclusão do curso Formação para Cidadania, passam a compor um banco de jovens interessados em adquirir experiência profissional através do Programa de Desenvolvimento para Jovem Aprendiz.

As empresas parceiras do CAMPUS que abrem processo de contratação, recebem jovens para avaliação. Uma vez aprovado, é matriculado e inserido no  Programa de Desenvolvimento para Jovem Aprendiz.

Durante a experiência de trabalho prática, oferecemos em paralelo desenvolvimento de jovens para mais de 15 segmentos, todos validados pelo Ministério da Economia. Qualquer curso para Jovem Aprendiz no CAMPUS aborda o seguinte: Comunicação e inclusão digital, raciocínio lógico-matemático,  responsabilidade socioambiental,  saúde e segurança do trabalho. 

Os cursos para jovem aprendiz do CAMPUS contam com profissionais de excelência que os preparam para se destacar no mundo do trabalho. Dentre os diferenciais, estão o desenvolvimento das soft skills, como resiliência, boa comunicação e empatia, bem como as hard skills, habilidades técnicas e especializadas nas mais diversas áreas das empresas parceiras. 

Veja todos os detalhes do Programa de Desenvolvimento para Jovens Aprendizes aqui. 

programa de desenvolvimento para jovem aprendiz

 

Muito além de uma contratação

 

Ao contratar um jovem aprendiz pelo CAMPUS, sua empresa participa de um movimento que vai muito além de uma contratação. Passa a apoiar uma poderosa forma de agir como parte da transformação social.

A instituição oferece mais de 10 projetos sociais que têm um verdadeiro impacto positivo na sociedade, atendendo jovens, adultos, idosos e seus familiares em vulnerabilidade. 

Conheça alguns dos projetos sociais que a sua empresa apoiará ao contratar um Jovem Aprendiz aqui:

  • Oficina Socioeducativa: Serviço que promove ações socioeducativas que visam a participação, prevenção, promoção integral, convívio familiar e social;
  • Formação para Cidadania: Este programa tem o objetivo de despertar a reflexão crítica, estimular a autonomia e o fortalecimento da cidadania entre jovens e adolescentes;
  • Oficina de Informática: O projeto tem como objetivo oferecer inclusão digital básica e intermediária aos participantes;
  • Oficina de Línguas: Oficinas gratuitas que desenvolvem as competências de escrita, conversação e leitura de línguas estrangeiras;
  • Programa Jovem Aprendiz: O Programa, conforme legislação que rege a aprendizagem, é composto por atividades práticas, que são realizadas nas empresas parceiras, e por atividades teóricas realizadas no CAMPUS Talentos.
  • Oficina de Cordas: Projeto que visa estimular e desenvolver habilidades psicomotoras e sensitivas que contribuem para uma formação musical básica, com vivência instrumental de músicas populares e eruditas;
  • Oficina de Geração de Renda: Oficinas que preparam os participantes a adquirirem competências, habilidades, práticas e conhecimentos técnicos e comportamentais necessários para o exercício de uma profissão;
  • Centro Dia para Idosos: Projeto que busca fomentar o empoderamento e autonomia do idoso.

programa de desenvolvimento para jovem aprendiz

 

Conheça o CAMPUS Talentos e faça parte desse movimento

 

O CAMPUS Talentos é uma organização sem fins lucrativos que, desde 1978, trabalha no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Quer ser uma empresa cadastrada ou tirar dúvidas de como contratar um jovem aprendiz?

Preencha o formulário abaixo e converse com a nossa equipe:

Contrate um Jovem Aprendiz
Buscando novos talentos para a sua empresa? Preencha as informações abaixo e nosso departamento responsável irá entrar em contato o mais breve possível.
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.