Vagas de emprego de jovem aprendiz – O passo a passo para se qualificar

Buscando sua primeira oportunidade com vagas de emprego de jovem aprendiz? Descubra como se qualificar e se destacar na busca da entrada no mundo do trabalho.

Uma das melhores formas de ingressar no mundo do trabalho é por meio do programa de jovem aprendiz. Nele, jovens e adolescentes entre 14 e 24 anos recebem formação prática e teórica para que possam se qualificar e desempenhar suas atividades em empresas parceiras juntamente com as entidades  formadoras.

Entretanto, apenas inscrever-se como jovem aprendiz não é o suficiente. É preciso se qualificar em cursos que podem ajudar a desenvolver as funções exercidas na empresa onde trabalha e, assim, ter mais chances de conseguir um emprego fixo. 

Ficou curioso para saber como fazer isso? Confira as nossas dicas para se destacar e conquistar o seu lugar nas vagas de emprego de jovem aprendiz. 

vagas de emprego de jovem aprendiz

Sumário do Post:

  • Como se qualificar?
  • Prepare um bom currículo
  • Prepare-se para a entrevista
  • Inscreva-se para buscar a sua qualificação

Como se qualificar?

É importante saber que existem dois momentos diferentes para quem busca por vagas de emprego para jovem aprendiz: um deles é quando o jovem ainda não está vinculado à uma empresa, mas opta por se inscrever em um curso de formação previamente para, então, poder se candidatar à vagas de jovem aprendiz.

O outro, quando o jovem já é contratado pela empresa e, como parte obrigatória do previsto por lei, é inscrito em uma entidade formadora e certificadora para que possa desenvolver mais habilidades para o trabalho.

Nos dois cenários, a entidade certificadora é essencial. É lá que o jovem recebe conteúdos e orientações de como se comportar no ambiente corporativo e como  desenvolver suas habilidades práticas e teóricas, seguindo normas fixadas pela legislação, e se destacar no ambiente de trabalho.

Para se qualificar, não é necessário somente frequentar as atividades. É preciso demonstrar que todo o seu aprendizado está sendo colocado em prática por meio de suas ações e comprometimento com o curso.

certificado conclusão formação

Entidades Certificadoras

São as entidades qualificadoras responsáveis pelo treinamento teórico e pela conexão dos jovens com as empresas contratantes e cumpridora de cota de aprendizagem.  Após conclusão dos conteúdos com o término do curso de aprendizagem, os jovens receberão certificado de conclusão, demonstrando os resultados obtidos nos conteúdos abordados durante as atividades da aprendizagem.

Existe um curso diferente para cada tipo de área e atividade da empresa parceria contratante. No CAMP Pinheiros, por exemplo, oferecemos às empresas  os mais diversos cursos de aprendizagem em diversos setores econômicos e atividades a serem exercidas. Você pode conferir os cursos aqui.

Prepare um bom currículo

Ter um bom currículo é essencial para mostrar as suas qualificações e demonstrar seu preparo para as atividades que irá desenvolver na empresa. 

Para isso, é necessário ter em mente que o currículo é como se fosse o seu cartão de visita. É por meio dele que os recrutadores entrarão em contato com você. Certifique-se de que nele estejam todas as suas realizações, cursos, trabalhos voluntários, escolaridade e, principalmente seus contatos.

Caso você não saiba como montar o seu currículo e esta seja a sua primeira experiência profissional, confira o nosso guia prático para estruturar o seu.

Prepare-se para a entrevista

O primeiro passo para uma avaliação de sucesso, é estar preparado.

Não apenas saber para qual vaga você está se candidatando ou saber que suas qualificações são necessárias para conseguir a vaga de emprego de jovem aprendiz.

É importante que você saiba sobre a empresa, demonstre interesse em fazer parte do quadro de funcionários e aja com confiança, mas não exageradamente. Mostre saber sobre o que fala sem soar vago ou específico demais. 

A dica principal é ser você mesmo e nunca mentir. É comum querer impressionar o responsável pela entrevista e avaliação, mas ser sincero e reconhecer suas limitações também é um ponto positivo na hora da entrevista. Mostre o quanto você pode e quer aprender conforme caminha junto com a empresa.

No CAMPUS Talentos, nossos jovens são preparados para as primeiras entrevistas para vagas de emprego de jovem aprendiz e aprendem como se comportar no ambiente de trabalho com material de apoio , dinâmicas simuladas e dicas diversas.

vagas de emprego de jovem aprendiz

Inscreva-se para buscar a sua qualificação

O CAMPUS Talentos investe no talento e desenvolvimento de jovens e adolescentes. Somos uma  organização sem fins lucrativos que desde 1978 já ajudou mais de 1.000 empresas a inserir 17 mil jovens no mundo do trabalho. 

Através do nosso programa social de jovem aprendiz, jovens entre as idades de 14 e 24 anos têm acesso à atividades práticas e teóricas que estimulam o pensamento crítico, criatividade e desenvolvem habilidades que possam ser usadas dentro do ambiente de trabalho, preparando-os para uma vida profissional de maneira positiva.

Quer se tornar um jovem aprendiz e receber a qualificação adequada para ser preparado para o mundo do trabalho? Acesse nosso site e saiba como.

https://www.youtube.com/watch?v=7EY9Ze4b4u8

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.