Existe um “momento certo” para ter a primeira experiência profissional?

Quer entrar no mundo trabalho, mas ainda não sabe se é o momento certo para ter a sua primeira experiência profissional? Descubra qual é a melhor idade e como conquistar o seu primeiro emprego.

Jovens buscam cada vez mais pela sua primeira oportunidade de trabalho e é comum não saberem nem como ou quando começar a encarar esse grande desafio. Você também já sentiu isso? A primeira experiência profissional é o pontapé inicial para crescer no mundo trabalho e alcançar grandes sonhos.

Por isso, o Programa do Jovem Aprendiz é uma ótima oportunidade para a primeira experiência profissional.

De acordo com a Lei da Aprendizagem, jovens entre 14 e 24 anos estão aptos a ingressar  no mundo do trabalho como aprendizes, o que faz com que eles ampliem suas perspectivas profissionais para o futuro, além de aprender, de forma prática e teórica, a desenvolver novas habilidades e competências.

Gostou da ideia de ter a primeira experiência profissional como um Jovem Aprendiz? Então vem com a gente que explicamos melhor alguns pontos importantes :).

Sumário do Post:

  • Qual é o momento certo para o primeiro emprego?
  • Conheça o programa Jovem Aprendiz
  • Dicas para se destacar na busca pela primeira experiência:
    • Como preparar um bom CV
    • Como ter experiências que se destacam 
    • Como escrever um e-mail de apresentação
    • Dicas para se destacar na primeira entrevista
  • Inscreva-se no programa Jovem Aprendiz para ter sua primeira experiência profissional

primeira experiência profissional

Afinal, existe um momento certo para ter a primeira experiência profissional?

A legislação brasileira é clara ao impedir que  menores de 16 anos trabalhem, salvo na condição de aprendiz. Para tanto, a  Lei do Jovem Aprendiz estabelece critérios para ingresso dos jovens, como cursando ou concluído o Ensino Fundamental ou Médio e esteja matriculado a um programa autorizado com entidade formadora e certificadora  para complementar para desenvolvimento das atividades.

Esta é uma ótima opção para quem tem entre 14 e 24 anos e está interessado em buscar a sua primeira experiência profissional, pois é o momento perfeito para enriquecer seu currículo e, assim, conquistar uma vaga de emprego formal no futuro.

Qual a vantagem de ser um jovem aprendiz?

Além de ser uma ótima primeira experiência de trabalho, ao fazer parte de programas de jovens aprendizes, você tem a possibilidade de trabalhar em uma empresa ao mesmo tempo em que se qualifica em uma entidade  formadora e recebe capacitação para desempenhar suas funções.

Com aulas teóricas (na entidade formadora) e aprendizado prático (na empresa), você se prepara e desenvolve habilidades que fazem toda a diferença para futuras oportunidades e facilitam a busca por um emprego fixo.

primeira experiência profissional

Se você está em busca da primeira experiência profissional formal, aproveitamos para dar algumas dicas importantes:

Como preparar um bom currículo

Preparar um bom currículo é essencial para quem procura um emprego. É nele que você vai contar todas as suas qualidades e experiências para os recrutadores e mostrar suas qualificações para preencher a vaga para qual você está se candidatando.

Tenha sempre em mente que é necessário ter um texto bem redigido, seguindo as regras gramaticais, com clareza e coesão.

Confira um guia bem prático para estruturar o seu:

Destaque as suas informações pessoais

Logo no topo da página, deixe em evidência informações como nome completo, estado civil, idade, endereço e formas de contato (telefone, e-mail e redes sociais). Se você possuir um LinkedIn, a rede social com seus dados profissionais, pode colocar o link também.

Evite endereços de e-mails pouco profissionais, daqueles que usamos entre amigos. Opte por algo com seu nome completo.

Evidencie sua escolaridade

Aqui é um momento importantíssimo para quem busca sua primeira experiência profissional. 

Mostre todos os cursos que realizou para mostrar que você busca sempre por novos conhecimentos e habilidades que podem te ajudar a desempenhar funções para a vaga a qual se candidata. 

Adicione cursos extracurriculares, cursos de idiomas e até mesmo palestras e workshops que participou. Só não se esqueça de colocar data de início e término – ou previsão de término – de sua formação.

Caso ainda não tenha muitas experiências, que tal começar pelo curso de Formação para Cidadania do CAMPUS Talentos?

Especialmente destinado para jovens e adolescentes, o curso tem por objetivo despertar a reflexão crítica, estimular a autonomia e o fortalecimento da cidadania. O que isso quer dizer?

Por meio de atividades físicas, digitais e interpessoais, o Programa desenvolve comportamentos e habilidades necessárias para o mundo de trabalho e permite que você se destaque na hora do recrutamento.

Mostre suas qualificações profissionais

Quem busca pelo primeiro emprego, certamente não teria como completar a sessão de “experiência profissional”. Por isso, essa parte pode ser facilmente substituída pelas suas qualificações. 

Ou seja, nesta parte, insira todas as informações pertinentes à vaga que você se candidata que fazem parte do seu conhecimento e que podem te ajudar a conseguir o emprego.

Um exemplo é: se a vaga é voltada para algo na área de redes sociais, atuando na atualização dos posts da empresa e respondendo comentários de usuários, você pode usar toda a sua experiência como usuário das redes para mostrar que é qualificado para aquela vaga.

Se já realizou trabalhos voluntários, aquela ajudinha no negócio familiar ou do bairro, tudo isso conta e ajuda muito.

Como escrever um e-mail para se candidatar a uma vaga

É comum surgirem dúvidas no momento de escrever um e-mail e enviar seu currículo para alguma vaga. Esse é o seu primeiro contato com a empresa e o recrutador, então é importante manter em mente algumas dicas para chamar atenção para o seu currículo.

Na hora de definir o assunto do e-mail, normalmente, as empresas já especificam como deve ser o título, mas caso isso não aconteça, opte por colocar a palavra “Currículo” ou a sigla “CV”, acompanhada de seu nome completo, e o cargo pretendido.

No corpo do e-mail, sempre bom começar com uma saudação simples, porém cordial. Evite termos como “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”, pois não se sabe quando o recrutador irá ler o seu e-mail. Opte por termos como ‘Prezado(a)’, ‘Olá’, e caso saiba o nome do contato, adicione-o à saudação.

É importante também demonstrar-se na expectativa de um futuro contato, mostre-se disponível para mais esclarecimentos e termine agradecendo pela oportunidade. 

primeiro currículo

Como se comportar em uma entrevista de emprego?

É comum estar nervoso diante de um recrutador na hora de buscar pela sua primeira experiência profissional, mas também é preciso manter a calma.

Para se dar bem na entrevista, preste atenção à tudo o que é dito à você para que possa responder de maneira direta, clara e concisa. 

É sempre bom manter o tom de voz na média e demonstrar assertividade. Uma dica muito importante é saber sobre o que está falando. Para isso, estude as informações que colocou no seu  currículo para que possa explicar para os entrevistadores qualquer pergunta que eles tiverem em relação à sua formação ou qualificação.

Além disso, preste atenção na sua expressão corporal. Muito mais do que apenas nossas palavras, recrutadores também levam em consideração nossa postura, nervosismo e até mesmo respiração. 

No programa de Jovem Aprendiz do CAMPUS, preparamos os jovens para suas primeiras entrevistas de emprego, bem como se comportar no ambiente de trabalho, através de preparações didáticas e manuais de aprendizagem.

avaliação profissional

Inscreva-se para ter a sua primeira experiência profissional 

Desde 1978, o CAMPUS Talentos investe no talento e desenvolvimento profissional de jovens e adolescentes.

O Programa de Socioaprendizagem (também conhecido como Jovem Aprendiz) é composto por atividades práticas e teóricas, realizadas entre a empresa parceira e o CAMPUS, sempre mediadas por orientadores multidisciplinares que estimulam o protagonismo, autonomia e criatividade, além de impactar de maneira positiva e contribuir para o desenvolvimento profissional e social dos jovens e adolescentes.

O CAMPUS é uma organização sem fins lucrativos que já ajudou mais de 1.000 empresas a inserir 17 mil jovens no mundo do trabalho através do Programa Social do Jovem Aprendiz, com aulas práticas e teóricas para capacitar novos talentos. 

Saiba mais em nosso site.

jovem aprendiz - CAMP Pinheiros

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.