Responsabilidade Social: entenda conceito e confira exemplos

Descubra o que é responsabilidade social e a importância dessa prática para a sua empresa.

Você já deve ter ouvido falar sobre responsabilidade social e como esse tema vem sendo cada vez mais valorizado no mercado de trabalho: tanto empresas parceiras quanto consumidores e consumidoras desejam se relacionar com marcas que participam ativamente da preservação do meio ambiente e da construção de uma sociedade mais justa, além de oferecer um local de trabalho saudável para colaboradores e colaboradoras.

Então, em um cenário altamente competitivo e exigente, a sua empresa deve buscar ir além de qualidade ou preços baixos na oferta de produtos ou serviços: é essencial garantir um posicionamento socialmente responsável atrelado à imagem da marca. Mas como fazer isso? É bem mais simples do que você imagina, e o CAMP Pinheiros pode te ajudar! Vamos nessa?

Tipos de responsabilidade social

Primeiro, é preciso entender que existem três categorias de responsabilidade social, e cada uma delas se relaciona a uma pauta específica e pode beneficiar a sua empresa de diferentes formas. É possível realizar diferentes ações para colaborar com todas essas frentes, mas é importante observar como estão conectadas – por exemplo, ao promover ações coletivas de preservação ao meio ambiente, você incentiva também uma melhoria no relacionamento entre as pessoas da organização e na conscientização da comunidade ao redor.

Confira exemplos de responsabilidade social para empresas.

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

A RSC se relaciona à maneira como a empresa cuida de seus colaboradores e colaboradoras. Nesse caso, as ações de responsabilidade social devem ser direcionadas para o ambiente interno, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas.

  • Palestras e eventos

Conversar sobre temas relevantes, compartilhando referências e incentivando reflexões tanto coletivas quanto individuais é uma maneira de incentivar que colaboradores e colaboradoras transformem diversas áreas de suas vidas. Nesse sentido, palestras e eventos sobre cuidado com o bem-estar físico e mental, promoção da diversidade e da equidade e valorização de carreira são algumas opções de pautas interessantes para melhorar o ambiente de trabalho e investir nas pessoas da empresa.

  • Benefícios empresariais

Existem diversas empresas que oferecem serviços gratuitos ou com preços mais acessíveis a grandes grupos. São muitos benefícios empresariais possíveis: parceria com academias (bem-estar físico), com instituições de educação (desenvolvimento profissional) ou com aplicativos de meditação (saúde mental), entre diversas outras atividades.

Responsabilidade Social Empresarial (RSE)

Já a RSE tem como foco as questões sociais mais urgentes, como diversidade, equidade e inclusão. Essa responsabilidade social envolve ética e uma postura de rompimento com estruturas retrógradas como o machismo, a homofobia e o racismo, entre outras violências sociais. Para combater essas questões, é preciso promover ações que contribuam para a integração de grupos minorizados e pessoas em estado de vulnerabilidade socioeconômica no mercado de trabalho, além de contribuir com toda a comunidade na qual a empresa está inserida.

  • Parceria com programas sociais

Algumas das principais demandas sociais são atendidas por entidades sem fins lucrativos que dependem de doação e voluntariado para realizar os seus projetos. Assim, apoiar essas organizações é também fornecer um suporte essencial para pessoas em situação de vulnerabilidade.

  • Cultura e lazer para a comunidade

Levar benefícios para a comunidade ao entorno da empresa é uma maneira de se aproximar e contribuir com a população local. Isso é possível por meio de eventos e campanhas com diferentes propostas de auxílio ou recreação durante o ano.

Responsabilidade Social Ambiental (RSA)

A RSA envolve o compromisso das empresas não só com clientes e colaboradores e colaboradoras mas também com toda a sociedade, o meio ambiente e o futuro do planeta. A proposta é de responsabilidade social com sustentabilidade: minimizar eventuais danos à natureza, contribuir com o reflorestamento e buscar os meios mais ecológicos para atuar.

  • Repensar o impacto ambiental do dia a dia

Incentivar o consumo consciente de água e energia, reciclar lixo, substituir copos descartáveis, reduzir gastos desnecessários de papel e usar lâmpadas mais econômicas são iniciativas simples que ajudam a preservar a natureza.

  • Participar ativamente de ações ambientais

Seja por meio de doações para ONGs com causas específicas ou de voluntariado em eventos de reflorestamento, por exemplo, a ideia aqui é ir além de preservar, tomando atitudes que auxiliem na recuperação do meio ambiente.

Por que a responsabilidade social é importante para os negócios?

As iniciativas de responsabilidade social melhoram a percepção das marcas: quanto maior o engajamento da empresa com uma causa, mais visibilidade e conexão ela terá com as pessoas. Portanto, é interessante destacar que a sua empresa se importa com a sociedade e com o meio ambiente, compartilhando as ações que realiza para fazer parte da transformação da realidade.

O CAMP Pinheiros pode ser seu parceiro na Responsabilidade Social Empresarial 

Dê o primeiro passo para que sua empresa tenha um programa com ações de responsabilidade social: conecte a sua empresa com o CAMP Pinheiros.

Somos uma instituição sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes em vulnerabilidade social desde 1978, além de promover mais de 10 projetos em diferentes frentes de atuação na sociedade. 

O nosso Programa de Adolescentes e Jovens Aprendizes é um investimento a longo prazo no qual acreditamos para além do cumprimento de cota. Temos o objetivo formador de preparar jovens e adolescentes para a sua primeira experiência no mercado de trabalho, agregando valor tanto para a sociedade, com o aumento das chances de contratação para esses aprendizes, quanto para as empresas, que recebem talentos previamente capacitados de acordo com as necessidades do negócio. É com essa ideologia que já ajudamos mais de 1.000 empresas e 19 mil adolescentes e jovens.

Benefícios do CAMP Pinheiros para empresas:

  • Contratação de aprendiz com início imediato.
  • Triagem e encaminhamento de candidatas e candidatos com qualificação prévia.
  • Desenvolvimento de aprendizes conforme o perfil da sua empresa.
  • Suporte para pessoas gestoras.
  • A sua marca associada a um programa social de política pública reconhecido.
  • Protagonismo no desenvolvimento socioeconômico do País.
  • Facilitação no Programa de Aprendizagem.
  • Oferecimento de conteúdos teóricos alinhados às práticas da sua empresa.
  • Imersão na missão e nos valores do seu negócio.
  • Bandeira de empresa apoiadora dos demais serviços e programas do CAMP Pinheiros com famílias, adultos e idosos.
  • Um passo a mais para a certificação ESG.

Vamos conversar?

Fale com a nossa equipe, tire as suas dúvidas e comece essa parceria. Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 3814-1402 ou preencher o nosso formulário.

Faça parte e transforme vidas!

 

Continue lendo:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.