8 Tendências para o mercado de trabalho em 2021/2022

Profissões do futuro: descubra quais carreiras estão em alta e aproveite as oportunidades do mercado

Quer saber quais são as profissões em destaque para os próximos anos? Vem com a gente!

Parece que o mundo com carros inteligentes e robôs convivendo ao lado de humanos está cada vez mais próximo, não é? E o mercado de trabalho já está, com certeza, por dentro de tudo isso. Afinal, com tantas novidades, é essencial que existam profissionais para dar conta das necessidades que surgem. 

Nesse sentido, a tendência é de que novas frentes de atuação surjam com demandas mais específicas, sobretudo na área de Tecnologia. A dica do CAMP Pinheiros é: fique de olho no que está por vir e use essas informações na hora de escolher e direcionar os seus estudos. Confira o conteúdo que preparamos para você e comece a pensar sobre qual profissão mais combina com o seu perfil. 

Conheça 7 profissões do futuro

 

  • Especialista em IA (Inteligência Artificial)

Se você curte a ideia de desenvolver sistemas, implementar programas e criar perfis voltados para Administração e/ou Comércio, atuar com a Inteligência Artificial de uma empresa pode ser o seu trabalho do futuro. A tecnologia que é capaz de realizar trabalhos técnicos e otimizar processos só tende a crescer no mundo corporativo.

Você pode cursar Ciências da Computação, Análise de Dados, Engenharia da Computação, Big Data e Inteligência Analítica ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

  • Analista de Dados

Em um mundo onde tudo são dados, essa área é a bola da vez. Com as pessoas sempre conectadas a aplicativos que monitoram as suas rotinas, é gerada uma infinidade de dados que, quando analisados, são muito valiosos para as marcas que desejam entender o comportamento de seus consumidores. Por conta disso, é essencial ter profissionais capazes de compreender e direcionar essas informações para auxiliar no desenvolvimento de novos produtos, serviços e soluções.

Você pode cursar Engenharia da Computação, Ciências da Computação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

  • Especialista em Cibersegurança 

A segurança da informação tornou- se um tema muito importante no mundo atual, sobretudo para proteger dados confidenciais e a integridade de pessoas e empresas. Com o aumento dos ataques cibernéticos, é fundamental a presença de profissionais que garantam o monitoramento de redes, desenvolvam políticas de segurança virtual, investiguem incidentes online e realizem testes para proteger o sistemas de dados.

Você pode cursar Ciências da Computação, Engenharia de Softwares, Engenharia de Rede ou Sistemas da Informação.

  • Especialista em Marketing Digital 

Atualmente, ter uma estratégia de marketing digital para alcançar consumidores é essencial para qualquer empresa. Por isso, esse profissional é parte importante no gerenciamento de campanhas de publicidade online, monitoramento e análise de dados, implementação de estratégias e desenvolvimento de conteúdos de marketing. 

Você pode cursar Marketing, Publicidade e Propaganda, Administração, Comunicação Social ou Sistemas da Informação.

  • Professora e Professor EAD (ensino a distância)

O formato de aula online já é uma realidade. Desde a pandemia da COVID-19, diversas instituições ao redor do mundo rapidamente se adaptaram à educação a distância, oferecendo um método de ensino funcional e qualificado. Hoje, muitas pessoas preferem estudar em casa; por isso, escolas e universidades procuram tanto materiais de ensino específicos para as plataformas digitais quanto profissionais com habilidades para ministrar aulas neste formato.

Você pode cursar Pedagogia, Comunicação ou Design.

  • Psicóloga e Psicólogo ou Psiquiatra

A decisão de cuidar da saúde mental está se tornando mais frequente na sociedade. Com o passar dos anos, tem-se multiplicado o número de pessoas que começam a fazer terapia ou tratamento psiquiátrico com acompanhamento profissional. Isso sem contar que essa área do saber não pode ser ocupada por máquinas, uma vez que a mente humana possui complexidades que devem ser acolhidas com empatia e de acordo com as suas particularidades. E aí: que tal trabalhar na área da Saúde?

Você pode cursar Psicologia ou Medicina.

  • Gestora e Gestor de Resíduos

A preocupação com cuidar do meio ambiente é um assunto urgente para toda a humanidade. E uma das atitudes que mais precisa de atenção é o descarte correto e a reciclagem de lixo. É aí que entra a pessoa profissional em gestão de resíduos: desenvolvendo políticas públicas ou ações de iniciativa privada com o objetivo não só de conscientizar a população sobre o descarte correto mas também de propor soluções para lidar com a produção de resíduos sem poluir o planeta. Imagina só quantas empresas vão precisar ainda mais desses profissionais daqui há alguns anos?

Você pode cursar Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental ou Engenharia Química.

De olho no mercado: tecnologia e inclusão caminham juntas

Já deu para perceber que a tecnologia está (e vai continuar) transformando o mundo do trabalho. Mas você sabia que, além de promover mudanças relacionadas à capacitação e ao conhecimento técnico, ela está impulsionando a inclusão? Isso mesmo: tecnologia e inclusão têm tudo a ver!

Hoje, empresas buscam utilizar tecnologias que contribuem com a inclusão social em suas ações para promover um ambiente mais diverso e igualitário. Por exemplo, existem ferramentas de recrutamento e softwares de análise de texto que podem ser utilizados com o objetivo de diminuir os vieses inconscientes na hora das contratações, bem como plataformas de treinamento online que ajudam a preparar a cultura das organizações para acolher a diversidade.

São muitas as frentes de inclusão das quais a tecnologia pode ser aliada: o trabalho remoto oferece maior flexibilidade para quem possui dificuldades de locomoção ou mora em uma região muito distante; a realidade virtual é capaz de criar um ambiente em que pessoas neurodivergentes consigam exercitar habilidades sociais; softwares de reconhecimento de voz, leitura de tela e navegação por meio de gestos ajudam a automatizar tarefas e torná-las mais acessíveis. Tudo isso sem contar a possibilidade de cooperação entre seres humanos e máquinas por meio da Inteligência Artificial.

Evidentemente, a tecnologia não soluciona as demandas de diversidade e inclusão, pois é fundamental que as organizações estejam comprometidas com essa pauta e busquem, em todas as suas iniciativas, oferecer oportunidades de desenvolvimento e treinamento que contemplem as necessidades específicas de cada grupo minorizado. Além disso, é importante que as pessoas que desenvolvem as tecnologias criem soluções mais acessíveis e inclusivas, pensando a diversidade social em todas as suas dimensões.

Então, se você gosta do mundo digital e está em dúvida sobre qual profissão escolher, aposte em cursos relacionados à tecnologia, sobretudo considerando a alta demanda de trabalho e as várias opções de área de atuação. 

Aqui no CAMP Pinheiros, a gente já está investindo nisso: oferecemos uma Oficina de Informática, temos parceria com a Escola da Nuvem e ensinamos o essencial sobre computação e informática para crianças, adolescentes e jovens que fazem parte dos nossos programas.

8 Tendências para o mercado de trabalho em 2021/2022


Venha para o Programa de Aprendizagem do CAMP Pinheiros!

Conheça o CAMP Pinheiros


O CAMP Pinheiros é uma entidade sem fins lucrativos que já ajudou mais de 1000 empresas a inserir mais de 17 mil jovens no mundo do trabalho através do Programa de Aprendizagem, capacitando adolescentes e jovens a se desenvolverem no mercado profissional.

Desde 1978, desenvolvemos projetos que já impactaram a vida de mais de 50 mil pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio de projetos sociais voltados para adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Ao se tornar um parceiro do CAMP Pinheiros, sua empresa conta com inúmeros benefícios como:

  • Contratação de aprendiz com início imediato;
  • Triagem e encaminhamento de candidatos previamente qualificados;
  • Desenvolvimento do aprendiz conforme o perfil da sua empresa;
  • Suporte para gestores;
  • Sua marca associada a um programa social de política pública reconhecida;
  • Protagonismo no desenvolvimento socioeconômico do país;
  • Facilitação no Programa de Aprendizagem;
  • Conteúdos teóricos aliado ao aprendizado prático da área de atuação;
  • Aculturamento de acordo com a missão e valores da empresa parceira;
  • Bandeira de Apoiador dos demais serviços e programas com famílias, adultos e idosos;
  • Um passo a mais para a certificação ESG.

Para saber mais sobre nosso programa de aprendizagem e projetos sociais, acesse nosso site ou inscreva-se AQUI.

Para conversar com nossa equipe de especialistas na Lei do Aprendiz Atualizada, entre em contato com a nossa equipe através do e-mail corporativo@camppinheiros.org.br, WhatsApp ou preencha o formulário abaixo.

Continue lendo:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.