Dicas

10 dicas de como se sair bem na entrevista de Jovem Aprendiz

Em dúvida sobre o que falar ou que roupa usar em uma entrevista de emprego de Jovem Aprendiz? Vem com a gente!

Para participar de um processo seletivo, você precisa se preparar um pouquinho. Mas isso não é um bicho de sete cabeças: a gente te ajuda a se organizar para a entrevista com dicas que vão aumentar a sua confiança e espantar o nervosismo.

A boa notícia é que hoje existem formas mais acolhedoras e humanas para conhecer os candidatos e as candidatas. Afinal, as empresas estão lidando com pessoas, e não com números, certo?

Entenda o que é ser um Aprendiz

Ser um Aprendiz é fazer parte de um programa de socioaprendizagem em que adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, cursando ou concluído o ensino regular, têm a oportunidade de desenvolver habilidades para entrar no mundo do trabalho. 

As empresas que oferecem essas vagas ficam responsáveis por colaborar com a formação dos futuros profissionais, ou seja, tirar as dúvidas, ensinar as práticas do mundo corporativo e dar suporte para o aprendizado. 

Em outras palavras, é viver a experiência de aumentar o seu conhecimento sobre uma determinada área com atividades práticas e responsabilidades reais. E não importa o que você estuda: essa experiência pode agregar muito para a sua formação pessoal e profissional, pois você vai fazer parte de uma equipe, ter uma rotina de trabalho e se relacionar com as outras pessoas da empresa.

Se quiser saber mais sobre o assunto e conhecer os seus direitos e deveres, clique aqui para acessar o nosso Manual do Aprendiz. 

Agora, vem ver as dicas que selecionamos para você.

Dicas para entrevista de aprendiz

Top 10 dicas para arrasar na entrevista de Jovem Aprendiz

 

Antes da entrevista

 

Pesquise sobre a empresa

O primeiro passo é usar as redes sociais e os sites da empresa para saber mais sobre ela e conhecer a sua história e a sua missão. Isso pode ajudar você a pensar em coisas legais para falar, por exemplo: como você se identifica com os valores da empresa, o que você acha do trabalho que é feito lá etc. Além de demonstrar interesse, pega superbem. 😉

E não se esqueça de perguntar quais documentos você deve levar para a entrevista de emprego. 

Trabalhe o seu autoconhecimento

Quando falamos de uma vaga de Aprendiz, é mais importante saber expressar quem você é e quais são os seus objetivos: o que você espera aprender, quais as suas matérias favoritas, como se imagina trabalhando na empresa. Essa é uma das melhores dicas para você se sair bem em qualquer pergunta ou comentário, pois aumenta a sua segurança para responder o que for preciso. 

Elabore um roteiro

Você deve estar pensando “quais perguntas são feitas em uma entrevista de emprego de Aprendiz?”. Bom, não existe um questionário-padrão, mas é possível montar um roteiro de acordo com os temas que mais costumam ser abordados. Então, pense em respostas para perguntas como:

  • Por que você quer ser um Aprendiz?
  • Por que quer trabalhar nesta empresa?
  • Como você acha que pode colaborar com a empresa?
  • Quais são os seus objetivos ao conseguir este emprego?
  • Quais são os seus pontos fortes? E os fracos?
  • Você consegue se relacionar facilmente com outras pessoas?
  • Como você reage a críticas?

Escolha a sua roupa

Esta pode parecer uma grande questão, mas não deve ser motivo de insegurança. Lembre-se de que a sua roupa não define quem você é: o importante é você estar confortável.

Infelizmente, existem diversos tabus sobre a roupa ideal para uma entrevista de emprego. Então, a nossa dica é: aposte em um visual mais simples e neutro, evitando usar shorts,  bermuda ou chinelo, acessórios como bonés e perfumes muito fortes. Nesse caso, menos é mais!

Durante a entrevista

 

Atente-se à postura

Durante a entrevista, o seu comportamento, a sua linguagem corporal e a escolha de como se expressar dizem muito sobre qual mensagem você quer passar. O foco para a vaga de Aprendiz não é o seu currículo, mas a sua postura. Então, para se destacar, é importante se mostrar responsável, manter a atenção na conversa, demonstrar que sabe trabalhar em equipe e ter uma comunicação clara e respeitosa.

Confira outros pontos interessantes: chegar com um pouco de antecedência, evitar gírias ou palavras grosseiras, prezar sempre pela honestidade nas respostas, não interromper a pessoa que está entrevistando, não usar o celular, não falar mal de experiências anteriores e não ser arrogante ao falar das suas conquistas ou de você mesmo. 

Use truques para diminuir o nervosismo

É normal bater um nervosismo na hora da entrevista, mas você pode resolver isso rapidinho usando duas técnicas:

  1. Controle a respiração: puxe o ar mais lentamente, segure um pouco e solte devagar.
  2. Beba água durante a entrevista – além de ajudar a acalmar o corpo, também dá um tempinho para você organizar as ideias e se preparar para a resposta.

Pergunte também e entre no clima

Questionar e trazer dúvidas é uma maneira de romper com o formato pergunta x resposta e dar à entrevista um tom mais leve, de diálogo. Além disso, é uma forma de demonstrar interesse, o que é essencial. Tenha em mente que, quem está entrevistando você, quer escolher alguém que está empolgado com a ideia de aprender naquela empresa e de somar com o time. Mostrar o seu entusiasmo pode dar um brilho especial para a conversa, deixando a dinâmica mais fluida e descontraída.

Falando sobre você

Apresente os seus pontos fortes

Em geral, os nossos defeitos e as nossas qualidades são sempre pontos difíceis de definir. Então, um bom caminho é fazer uma lista do que você acha que pode agregar ao time e o que não é tão legal mas pense no que chamamos de “defeito” como dificuldades que você quer melhorar.

Ao definir quais defeitos citar em uma entrevista, lembre-se de que errar não é um problema, mas deixe o recrutador saber que você é capaz de reconhecer os erros e fazer o possível para não voltar a cometê-los. Por exemplo, se você é uma pessoa que fica tensa antes de reuniões, diga isso, mas conclua a autoavaliação com falas positivas: “mas eu sei que posso melhorar essa característica” ou “eu estou trabalhando nisso”. 

Em relação aos pontos positivos, não tenha medo ou vergonha de “vender o seu peixe”, ou seja, apresente as suas qualidades de maneira sincera, mas sem exagerar. Valorize os aspectos humanos da sua personalidade, como empatia, solidariedade, curiosidade de aprender mais, proatividade para ajudar e vontade de colaborar com o trabalho em equipe. Além disso, deixe claras as suas preferências e destaque os seus diferenciais: qual é a sua qualidade que pode fazer a diferença? 

Objetivos

Também é importante pensar sobre o que falar quando perguntam “por que você quer trabalhar nesta empresa?”. Para essa resposta, tenha planos para curto, médio e longo prazo. Assim, você pode mencionar o quanto aquela oportunidade é importante para todas as fases da sua vida.

Fale dos seus objetivos profissionais e pessoais e como isso se encaixa na sua jornada dentro da empresa. Lembre que as empresas buscam pessoas abertas, com sonhos e planos para se desenvolver. Por fim, aponte aquilo que você sabe fazer bem e diga por que acredita que vai ajudar a companhia. Dê exemplos práticos de como as suas habilidades, desde as mais simples até as mais complexas, vão ajudar o time a crescer. 

Depois da entrevista

Valorizar todas as oportunidades

Esta é uma dica importante para qualquer jornada em busca de um emprego: se não der certo na primeira tentativa, não desanime. Sempre que você faz uma entrevista, tem a chance de perceber quais foram os pontos fortes e fracos da conversa para saber como melhorar e no que investir. 

Sempre há muitos candidatos e candidatas para uma única vaga. Então, é natural que mais pessoas recebam um “não” do que um “sim” mesmo que todas sejam boas candidatas. Toda experiência é válida: confie em você e siga em frente.

E aí, gostou das dicas? Esperamos que você tenha uma ótima entrevista e consiga a vaga que deseja. Começar a trabalhar pode transformar as suas perspectivas de futuro, abrir caminhos e trazer trocas com pessoas interessantes que vão fazer a diferença na sua vida.

Conheça um pouco mais em https://www.campustalentos.org.br/aprendiz/e continue acompanhando nossos conteúdos e boa sorte =D

Conheça o CAMP Pinheiros

O CAMP Pinheiros atua no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes desde 1978 e já ajudou mais de 1.000 empresas a inserirem mais de 17 mil jovens no mercado de trabalho com os seus programas. 

Venha ser uma empresa parceira do CAMP Pinheiros: você conta com uma entidade formadora preparada para desenvolver e dar oportunidades a jovens e adolescentes que buscam a sua primeira experiência no mundo do trabalho. Além disso, empresas parceiras do CAMP Pinheiros no Programa de Aprendizagem apoiam mais de 10 projetos sociais. 

Para conversar com a nossa equipe e tirar dúvidas, entre em contato pelo telefone (11) 3814-1402 ou preencha o nosso formulário para empresas interessadas:

Contratar um Aprendiz

Faça parte e transforme vidas!

Continue lendo:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.