Como se destacar no trabalho: 15 dicas que fazem a diferença

O CAMP Pinheiros selecionou algumas dicas para você, adolescente ou jovem aprendiz, brilhar no primeiro emprego e buscar novas oportunidades.

O mundo do trabalho está cada vez mais competitivo e inovador, o que significa que existe espaço para crescer e mostrar o seu valor. Quando a pessoa está focada em se desenvolver, demonstrando interesse e iniciativa na hora de fazer o seu trabalho, ela chama atenção da gestão e pode abrir novos caminhos em sua carreira. 

Você sabia que existem algumas habilidades de comunicação e integração que sempre vão ser um diferencial no ambiente corporativo? Vem com a gente, confira as nossas dicas para o trabalho em equipe e descubra como crescer profissionalmente junto com a empresa!

Demonstre iniciativa e proatividade

A primeira dica é: sabe quando você tem um tempinho livre entre uma atividade e outra? Aproveite esse momento para oferecer ajuda, mostrar interesse em aprender algo novo e pesquisar algum tema que vai te ajudar no trabalho.

Da mesma forma, pode acontecer de você precisar de um pouco mais de concentração em uma atividade para fazer uma entrega com mais qualidade. Nesse caso, vale pedir para a pessoa gestora uns minutos além do prazo combinado e se dedicar ao máximo: isso demonstra comprometimento da sua parte e preocupação com o resultado do seu trabalho.

A proatividade impacta positivamente e motiva toda a equipe, fazendo com que as pessoas trabalhem de modo colaborativo e acreditem no seu potencial. 

Outra maneira de somar com a organização é compartilhar as suas opiniões e propor iniciativas que façam sentido para a sua área ou para a empresa: desde uma dinâmica de trabalho até processos internos e ações sociais, as suas sugestões podem facilitar o dia a dia e mobilizar outras pessoas. Essas atitudes demonstram a sua preocupação com o time e a empresa, bem como podem evidenciar o seu talento e as suas habilidades.

 

Invista em conhecimento e especialização

Em todas as profissões, é preciso se atualizar sempre. Por isso, buscar conhecimento e acompanhar as tendências do mercado ajuda você não só a crescer profissionalmente, mas também te prepara para assumir novas responsabilidades.  

E existem muitas maneiras de ampliar o seu repertório: conversar com as pessoas do trabalho, assistir a filmes e séries, ler livros, escutar podcasts, fazer cursos etc. O importante é escolher o jeito de estudar que mais combina com você e se sentir a fim de investir nesse caminho de aprendizado.

Como se destacar no trabalho - 5 Dicas que fazem a diferença

 

Trabalhe bem em equipe

Dividir as tarefas com colegas torna tudo mais simples e rápido, o que é sempre bom. Mas tem mais: trabalhar em equipe é também uma ótima maneira de aumentar as suas conexões dentro da empresa e impulsionar o seu desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. A troca de experiências e conhecimentos é uma grande oportunidade de aperfeiçoamento e crescimento mútuo entre as pessoas da equipe, além de abrir os horizontes com novos pontos de vista e maneiras de pensar em soluções.

Cultivar bons relacionamentos e lidar bem com diversos tipos de situações; oferecer ajuda e somar com o time; acolher as diferenças de cada colega e ter empatia por todas e todos: essas são habilidades interpessoais muito importantes e valorizadas dentro das empresas.

Como se destacar no trabalho - 5 Dicas que fazem a diferença

Conquiste o seu espaço por meio de boas relações

Se você quer se destacar, é possível conseguir isso de forma natural, tendo cordialidade no trabalho, o que significa demonstrar simpatia, comunicar-se de forma gentil e tratar com respeito todas as pessoas, independentemente das suas funções ou cargos. Atitudes como essas ajudam você a conquistar o seu espaço, construir a sua imagem de maneira positiva e ser bem-visto na empresa.

Converse com a sua gestão

A pessoa responsável pela gestão da sua área deve ser uma de suas referências. É super importante que vocês desenvolvam uma relação de confiança mútua, troca contínua e feedbacks periódicos. Portanto, não fique distante da sua gestão: tire dúvidas, ofereça ajuda, pergunte sobre o seu crescimento profissional dentro da empresa, peça dicas para impulsionar o seu desenvolvimento, dê sugestões para melhorias no ambiente de trabalho etc. Ter uma comunicação ativa faz com que a pessoa gestora reconheça os seus esforços e intenções, tenha uma visão mais próxima das suas entregas e esteja ao seu lado, torcendo pelo seu sucesso profissional.

Aprenda a lidar com situações difíceis

Receber críticas e lidar com opiniões diferentes é muito comum no ambiente de trabalho. Por isso, é importante refletir, de maneira aberta e construtiva, sobre o que estão dizendo para você. Por mais difícil que seja, não leve para o lado pessoal, pois tanto você quanto as outras pessoas querem o melhor para a empresa. Vale também fazer uma autocrítica e crescer a partir dessas trocas.

Não desanime

Manter a motivação é importante mesmo quando você acha que as coisas não estão saindo do jeito que gostaria. Se você acredita que ainda não tem o destaque que deseja ou não assumiu mais responsabilidades, tente compreender o que falta para você conseguir esses objetivos e se existem pontos a melhorar profissionalmente. Um bom exercício é listar todas as suas atividades concluídas com sucesso para visualizar também as suas conquistas. Continue fazendo o seu trabalho com amor e dedicação: os resultados vão ficar cada vez melhores.

Celebre as pequenas vitórias

Comemorar as conquistas reforça o espírito de equipe, melhora o clima organizacional e é uma forma de valorizar as pessoas e o trabalho que estão fazendo. A celebração é um momento que traz autoconfiança, gera motivação e ajuda a renovar as energias. Assim, os próximos desafios podem ser encarados com mais leveza e segurança em relação à qualidade das entregas.

Estabeleça uma rotina

Organizar as suas atividades e os seus horários ajuda a ter um bom rendimento no trabalho e melhora o seu foco nas prioridades. Isso sem contar que também traz mais qualidade de vida, pois você consegue planejar os seus compromissos e gerenciar o seu tempo, com equilíbrio e menos distrações. Dessa maneira, você também ganha mais confiança da sua gestão, já que essa organização certamente contribui para a sua produtividade.

Home office mais eficiente

Em razão da pandemia da COVID-19, muitas pessoas tiveram que fazer adaptações para o trabalho remoto. Se esse for o seu caso, é uma boa ideia escolher um local para trabalhar em que você possa ter mais foco e concentração. Evite trabalhar de pijama e tente se vestir como se fosse para a empresa, porque isso ajuda você a ter mais disposição. Além disso, respeite o seu horário de almoço e procure manter o equilíbrio entre o descanso em casa e o período de trabalho.

Comportamento e ambiente de trabalho

Responsabilidade, comprometimento e ética profissional são fatores muito importantes, mas existem outros que devem ser observados. Por exemplo, o uso de gírias é desaconselhável porque nem todo mundo pode entender esse registro de linguagem. A linguagem corporal, por sua vez, também diz bastante sobre como você está se sentindo: mesmo se estiver em uma situação estressante, mantenha uma postura séria e evite fazer gestos que demonstrem irritação. Interromper outras pessoas enquanto elas falam é igualmente indelicado, pois isso pode ser entendido como falta de respeito, de paciência ou de atenção.

Evite atrasos

A pontualidade demonstra profissionalismo. Lembre-se de que você é parte de uma equipe e que o seu trabalho está conectado ao de outras pessoas. Por isso, cumpra os seus horários e mostre-se sempre disponível para realizar as suas atividades. Sabemos que imprevistos podem acontecer, certo? Então, se você tiver algum impedimento para chegar ao trabalho, informe a pessoa gestora o quanto antes e explique o que aconteceu: comunicação é fundamental.

Tome cuidado ao falar de assuntos polêmicos

Política, futebol, religião: esses assuntos podem gerar conflitos desnecessários, pois existem opiniões muito divergentes sobre eles. Nesse sentido, se estiver em uma discussão dessas, não se exalte e compreenda que nem todas as pessoas pensam como você. Caso não esteja confortável com o rumo da conversa ou se esta envolver questões que ferem os direitos humanos, comunique a sua gestão ou alguém do RH.

 

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O CAMP Pinheiros atua no desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes e jovens desde 1978: já ajudamos mais de 19 mil a conseguirem a sua primeira oportunidade de emprego. 

No nosso Programa de Aprendizagem, você vai receber dicas como essas e muito mais. Vamos ajudar você a desenvolver habilidades e atitudes necessárias para se dar bem no trabalho por meio de atividades, cursos e oficinas, além de auxiliar com a orientação vocacional e o estímulo ao empreendedorismo. Entre para o mundo do trabalho com o apoio de um método acolhedor e transformador, com estudo e aprendizado mão na massa.

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