Como contratar um aprendiz de maneira ágil

Saiba como inovar e manter a sua empresa legalizada na contratação de novos colaboradores. Descubra como contratar um aprendiz de maneira ágil neste guia completo.

Instituído pela Lei de Aprendizagem de 2000, o Programa de Aprendizes é uma ótima maneira de capacitar e inserir adolescentes, jovens e adultos* (*na condição de PCD) no mundo do trabalho e de contratar novos colaboradores para sua empresa de uma forma responsável, visando a inclusão social.

Apesar de não ser recente, muitos profissionais e empresas não sabem quais são as regras para fazer essa contratação de forma legal e dentro das diretrizes estabelecidas pela legislação.

Para isso, criamos esse guia fácil e rápido para você saber como contratar um aprendiz de maneira ágil e gerar novas oportunidades de trabalho para aprendizes. Continue lendo e confira.

Entendendo a Lei da Aprendizagem

 

Antes de contratar um aprendiz, é importante entender a lei e o que ela diz.

Criada em Dezembro de 2000, a Lei do Aprendiz determina que todas as empresas de médio e grande porte devem contratar adolescentes, jovens e adultos*, entre 14 e 24 anos regularmente matriculados no ensino fundamental ou médio, na condição de aprendizes para compor seu quadro de funcionários.

A lei ainda determina que o número de aprendizes contratados deve ser entre 5% e 15% do total de funcionários que exercem funções que demandam formação profissional. Ou seja, é necessário calcular quantos aprendizes sua empresa deve contratar.

>Descubra como calcular a cota de aprendizes.

Quais são as regras e como contratar aprendiz?

 

Primeiramente, é preciso saber quantos aprendizes a sua empresa precisa.

Estar abaixo ou acima da porcentagem estabelecida por lei pode acarretar em multas, por isso é preciso ter bastante atenção.

Como contratar um aprendiz de maneira ágil

 

Como contratar um aprendiz de maneira ágil

 

A contratação de aprendizes deve ser feita por meio de uma entidade qualificada e reconhecida pelo país para instruí-lo como seguir de acordo com a legislação.

Como escolher uma entidade?

 

A escolha da entidade pode variar de acordo com o perfil da empresa. Cada função determina um tipo de treinamento referente ao assunto para que o programa de aprendizagem seja desenvolvido e o aprendiz possa atender às necessidades da empresa.

O CAMP Pinheiros, através do projeto CAMPus Talentos, oferece uma grande variedade de cursos e oficinas regulamentadas que aplicam conhecimento prático e teórico aos jovens para que possam colocá-los em prática na empresa.

Como contratar um aprendiz de maneira ágil

 

Tipos de contrato

 

Existem dois tipos de contrato, o direto e o indireto.

O contrato direto ocorre quando a empresa firma compromisso diretamente com o aprendiz, assinando sua carteira de trabalho e ficando responsável por sua matrícula em uma entidade formadora qualificada.

O contrato indireto é quando a entidade formadora fica responsável pelo vínculo empregatício com o aprendiz. Desta forma, a entidade também dá embasamento teórico e prático para que o jovem possa se desenvolver profissionalmente dentro de uma empresa parceira.

Conheça o CAMP Pinheiros

 

O CAMP Pinheiros é uma entidade sem fins lucrativos que já ajudou mais de 1000 empresas a inserir mais de 17 mil jovens no mundo do trabalho através do Programa de Aprendizagem, capacitando adolescentes e jovens a se desenvolverem no mercado profissional.

Desde 1978, desenvolvemos projetos que já impactaram a vida de mais de 50 mil pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio de projetos sociais voltados para adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Seja uma empresa parceira desta transformação social.

Assista o vídeo abaixo e conheça mais sobre a nossa história e descubra mais vantagens em fazer parte desta ação.

Para conversar com nossa equipe de especialistas na Lei do Aprendiz Atualizada, entre em contato com a nossa equipe através do e-mail corporativo@camppinheiros.org.br ou através do formulário abaixo:

Continue lendo:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.