Como conseguir emprego sem experiência

O CAMP Pinheiros aponta o caminho para você entrar no mundo do trabalho e ainda dá dicas sobre currículo, entrevista e atividades extras. Vem ver!

Um dos maiores desafios para quem quer ingressar no mercado é possuir experiência prévia, pois a maioria das vagas têm como requisito que candidatos e candidatas já tragam conhecimentos adquiridos em trabalhos anteriores. Isso gera uma confusão: como vou ter experiência para conseguir um emprego se preciso de um emprego para ter experiência? A gente te ajuda a romper com esse paradoxo!

Se você nunca ouviu falar na Lei do Aprendiz, clique aqui e fique por dentro desse assunto. Mas já adiantando um pouco: essa lei garante para adolescentes e jovens (entre 14 e 24 anos) e pessoas com deficiência (sem limite de idade) que ainda estão estudando uma oportunidade de trabalhar pela primeira vez com Carteira de Trabalho assinada.

Funciona assim: toda empresa de pequeno, médio e grande porte precisa cumprir com essa lei e contratar uma determinada quantidade de aprendizes. E por que esse é um cenário perfeito para quem está procurando o primeiro emprego? Porque as vagas de aprendiz não precisam de experiência prévia: pelo contrário, elas existem justamente para proporcionar um aprendizado mão na massa junto com o ensino teórico e preparar as pessoas para o mundo do trabalho. Então, se você se enquadra nos requisitos para ser um aprendiz, esse é o caminho que te leva ao início do seu desenvolvimento profissional. Vamos nessa?

Dê o primeiro passo: vem com o CAMP Pinheiros

Comece a sua jornada como jovem aprendiz aqui no CAMP Pinheiros. É só se inscrever gratuitamente no nosso Programa de Formação para Cidadania e dar início ao seu processo de formação. Com um método de aprendizagem pensado para as suas necessidades e uma boa formação técnico-profissional, é possível se capacitar em funções específicas de acordo com o que deseja aprender. Então, ao concluir o programa, você entra para o nosso banco de talentos, e a gente encontra uma vaga de aprendiz em uma empresa que esteja de acordo com as suas ambições de carreira.

E mais: podemos te mostrar que o nosso método realmente funciona! Nós atuamos no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes desde 1978 e já ajudamos mais de 19 mil jovens e adolescentes a conseguirem a sua primeira oportunidade de emprego. No nosso Programa de Aprendizagem, vamos auxiliar você a desenvolver habilidades e atitudes necessárias para se dar bem no trabalho por meio de atividades, cursos e oficinas, além de ajudar com a orientação vocacional e o estímulo ao empreendedorismo.

Vamos nessa?

 

Entre para o mundo do trabalho com o apoio de um método acolhedor e transformador, com estudo e aprendizado mão na massa.

Dicas extras

Achou que tinha acabado? A gente ainda tem muito para compartilhar com você!

  1. Como montar um currículo para primeiro emprego sem experiência

 

Esse é um ponto muito importante para quem está em busca de um novo trabalho. Por isso, a gente tem uma matéria exclusiva sobre esse tema, em que você confere todo o passo a passo para montar um currículo completo e atrativo. 

E eu realmente não preciso colocar experiência prévia no meu currículo? Não! Quando falamos de um primeiro emprego, o essencial é que você demonstre interesse em aprender, abertura para fazer parte da cultura da empresa e capacidade de exercer bem a sua função. Em outras palavras, quem está te avaliando precisa saber dos seus pontos altos, como proatividade, capacidade de trabalhar em equipe, vontade de ir além etc. 

Mas e se eu tiver algumas experiências mais informais? Você pode citá-las, com certeza! Se você participou de trabalhos voluntários, ajudou em eventos, trabalhou sem contrato (em buffets, por exemplo) ou participou de um negócio em família, isso pode ser citado na área de experiências do seu currículo. Afinal, não deixa de ser um trabalho em que você precisou usar as suas habilidades para realizar uma tarefa, não é mesmo?

  1. O que dizer na entrevista de emprego quando não tem experiência

 

Na hora da entrevista, os princípios que você deve seguir são os mesmos que usou para montar o seu currículo. Mas aproveite: esse é um momento em que é possível falar mais sobre a sua trajetória, destacando tanto as suas habilidades pessoais quanto as suas vivências. Então, capriche ao falar sobre a sua vontade de aprender, sobre a importância do primeiro emprego e sobre as competências que adquiriu no seu dia a dia.

Busque trazer para a conversa situações que destaquem responsabilidade, boa gestão do tempo, compromisso com a qualidade do resultado e capacidade para resolver problemas. Sejam quais forem as suas experiências, no ambiente de trabalho ou não, o que realmente importa é como você lidou com cada uma delas. Por exemplo, se você já foi representante de sala na escola, isso demonstra boa liderança e confiança dos seus colegas em você.

 

  1. Valorize as suas experiências: elas são importantes para o trabalho

 

Por fim, vale entender que, mais do que um requisito para conseguir emprego, a experiência é algo que soma muito com a nossa história de vida e nos ajuda a formar quem somos. No mercado, ela indica que você já passou por diversas situações e se saiu bem, bem como que tem preparação para assumir funções e cumprir demandas. Então, é fundamental desejar aprender com as suas experiências e levar isso consigo sempre que algo novo surgir. Aproveite o momento!

 

Continue lendo:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.