16 Dicas de RH para Empresas e Colaboradores em 2021

Melhore e inove o seu local de trabalho com essas dicas de RH para empresas em 2021. Transforme a organização em que atua com algumas tendências de gestão de pessoas. 

Para o bom funcionamento de uma empresa, os relacionamentos entre os membros do time são a chave para o sucesso. Após um ano conturbado, os departamentos também precisaram se adaptar às mudanças, como o home office, por exemplo. Veja o que é tendência neste ano e quais ações aderir no setor de RH da sua empresa. 

 

Dicas de RH para 2021

 

Os Recursos Humanos têm grande importância em uma empresa de qualquer porte. Muito mais que gerenciar a parte burocrática de contratação, os RH ‘s devem ser parceiros dos colaboradores de forma que os incentive a crescer e desenvolverem-se  junto à firma.  Além disso, também são responsáveis por ficarem atentos aos feedbacks e sugestões valiosas dos colaboradores para melhorar a gestão empresarial como um todo.

Esqueça que as empresas são máquinas e as pessoas engrenagens. Humanizar o ambiente e suas relações é o primeiro passo para fazer o diferencial em sua área de atuação. 

Confira dicas de RH para empresas que vão fazer a diferença em 2021:

 

Como ajudar meus colaboradores?

 

Conforme os anos passam, as relações com os colaboradores e suas necessidades mudam. É importante respeitar e acompanhar o dinamismo com o qual acontecem essas mudanças. 

Relações mais humanas. Melhores resultados. Ambiente de trabalho feliz. Sustentabilidade empresarial. Colaboração mútua. Essas são algumas tendências  quando falamos das novas e melhoradas relações de trabalho que surgem no mundo corporativo.

 

Como Valorizar e Motivar Colaboradores

 

O todo só vai funcionar se cada parte estiver bem e realizada na sua função. Então, vamos começar com as dicas de RH para empresas ajudarem os funcionários no processo de reconhecimento e valorização. 

 

1) Atendimento Humano

 

Trate da mesma forma os funcionários para que sintam que não haja diferença entre eles. Afinal, o que muda são as funções. É muito importante que não haja distinção entre os setores para que a organização caminhe em uma mesma unidade. 

 

2) Equidade

 

Igualdade quer dizer os mesmos direitos e deveres entre iguais, já a equidade garante a individualidade de cada um para que todos sejam respeitados. Por exemplo, mulheres com o mesmo salário que homens ao realizarem a mesma função.  Diversidade e inclusão também são importantes para elaborar um quadro de funcionários com representatividade, e de fato, ajudar para que todos tenham oportunidades iguais na companhia. 

 

3) Confiança

 

O colaborador deve saber que pode contar com a sua ajuda caso aconteça alguma coisa. Isso não quer dizer guardar segredos dos superiores, mas criar uma relação de confiança e companheirismo entre todos.

 

4) Motivação

 

Incentivar o aprendizado e o desenvolvimento do colaborador quando ele procurar você. Por exemplo, apresentar flexibilidade com horários quando surgir interesse em fazer algum curso ou participar de um evento corporativo. Claro, desde que seja tudo planejado, bem comunicado e combinado com antecedência. 

 

5) Avaliações

 

É muito importante saber o que os funcionários pensam sobre a empresa. Por isso, aplique avaliações institucionais anônimas para colher verdadeiras opiniões e propor soluções que agradem aos demais. 

 

6) Empatia

 

Nos últimos anos, poucos termos foram tão apreciados no ambiente de trabalho e convivência em geral como ter empatia. Mais do que se colocar no lugar do outro é humanizar o tratamento e ser sensível às suas preocupações. 

dicas rh para empresas.

 

Tendências do RH para 2021

 

7) Treinamento online

 

No novo normal, as ações para desenvolvimento do pessoal também não podem parar. Por isso, os treinamentos online são uma grande aposta de dicas de RH para empresas ajudarem seus colaboradores mesmo à distância.

 

8) Flexibilidade de horários

 

Com as casas tornando-se ambientes de trabalho, é importante que a empresa e os recursos humanos sejam flexíveis. Se a organização não oferece condições, como internet e computadores para seus colaboradores, por exemplo, é preciso entender que eles estão trabalhando com recursos próprios, muitas vezes, dividindo espaço com uma rotina familiar que ficou de cabeça para baixo com a situação da quarentena. 

 

9) Autogerenciamento

 

Dar ferramentas para o colaborador organizar seu trabalho e rotina é fundamental para manter a produtividade e o planejamento das atividades empresariais. Por exemplo, oferecer programas e assistência técnica para operações de computadores e sistemas.

 

10) Qualidade de vida

 

Independente de convênio médico, preocupar-se com o bem-estar do seu funcionário é super importante. Devido aos tempos pandêmicos, mais do que nunca é necessário falar de saúde mental como um fator extremamente relevante para melhorar as condições de trabalho e relacionamentos na empresa. Mentes saudáveis trabalhando produzem mais e melhor. 

 

Como melhorar o clima organizacional da sua empresa

 

Além do Gerenciamento da folha de pagamento e do conhecimento das políticas da empresa, tarefas super importantes e cotidianas na vida do gestor de recursos humanos, algumas ações devem receber atenção especial para melhorar o clima organizacional da empresa. 

 

11) Recrutamento

 

Faça um bom recrutamento do pessoal, e inclua a cultura empresarial nas dinâmicas de grupos e processos seletivos. Dessa forma, o participante terá uma boa experiência. Priorize perfis e currículos de quem tem responsabilidade social. Afinal, habilidades podem ser aprendidas. 

Cada vez mais tecnológico e moderno, os processos têm sido online, então fique por dentro de softwares, ferramentas e mecanismos de análise de pessoas para conseguir otimizar os dados de cada recrutado. 

 

12) Comunicação 

 

Uma comunicação transparente e eficaz é imprescindível para melhorar o clima organizacional de qualquer empresa. Desde o processo de divulgação de vagas, seleção de candidatos, contratação, adaptação do funcionário até o momento de desligamento (seja qual for o motivo). 

O papel do RH é ouvir muito, ser direto com seus colaboradores por meio de comunicados e melhorar o departamento pessoal com base nas informações que colheu. 

 

13) Interação e integração

 

O processo de integração e interação efetiva entre os membros da equipe de trabalho é um dos objetivos do RH. Mas fazer isso de forma online, adaptados à realidade atual, também é necessário. Para isso, invista em chamadas em grupo e esteja à disposição dos novatos para que sintam-se parte da empresa. 

 

14) Reconhecer e desenvolver talentos

 

Ficar de olho nos talentos pode ser mais desafiador à distância. Mas o home office também trouxe uma vantagem: com tudo computadorizado, é mais fácil visualizar a qualidade das entregas e o desempenho dos colaboradores, assim como aqueles que estão à disposição e propõe melhorias para todos.

 

15) Críticas construtivas

 

Cada vez é mais incomum falar de chefes autoritários que pressionam os funcionários. Hoje em dia, os líderes que conduzem companhias ou setores têm o intuito de ajudar a todos caminharem juntos, e crescerem como profissionais e pessoas melhores. No tratamento mais humano, as críticas construtivas devem informar o erro, ajudar a corrigir e dar suporte para evitar mais inadequações no serviço. 

 

16) Parcerias que Transformam

 

Os consumidores têm exigido mais responsabilidade socioambiental das empresas. Para isso, faça parcerias que transformam a vida dos colaboradores e criam uma imagem positiva da marca. Uma solução é ajudar jovens e adolescentes a entrarem no mundo do trabalho por meio do Programa de Aprendizagem. 

Invista em projetos sociais e envolva toda a corporação em campanhas do bem, como ajudar no desenvolvimento da comunidade na qual a empresa está inserida.

 

Conheça o CAMPUS Talentos

 

O CAMPUS Talentos  atua no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes desde 1978.

Através de nossos programas, já atendemos mais de 1000 empresas e inserimos mais de 17 mil jovens no mundo do trabalho. 

Tenha atendimento personalizado e assistência durante todo o processo do cumprimento da Lei de Aprendizagem na sua empresa. Além disso, tenha acesso a materiais exclusivos sobre conteúdos corporativos e dicas de especialistas da área. 

Faça parte!

Acesse o formulário abaixo ou entre em contato através do telefone (11) 3814 1402. 

Faça Parte
Faça parte do CAMPUS Talentos - Seja um voluntário, contribua para projetos sociais e faça parte da transformação.
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.