13 set Conheça as vantagens competitivas do ESG para sua empresa
Compromisso Social: a essência do ‘S’ do ESG e como o Camp contribui.
Uma sigla já muito conhecida o ESG (Environmental, Social and Governance) domina cada vez mais as pautas no mundo corporativo e tem significado tão grande a ponto de impactar direta ou indiretamente nos negócios de empresas que ainda não implantaram ações reais para tais práticas.
O conceito surgiu pela primeira vez em 2004, em um relatório do Principles for Responsible Investment (PRI). Foi uma iniciativa da ONU voltada para práticas de investimentos sustentáveis. Desde então, tornou-se um guia para avaliar como as empresas estão lidando com questões ambientais, sociais e de governança.
Em português a sigla ESG representa os pilares Ambiental, Social e de Governança, sendo uma estrutura que ajuda empresas a integrar práticas responsáveis em suas operações diárias, já que sua relevância vai muito além de ser um novo termo usual no mundo dos negócios, ele simboliza uma mudança na forma como as corporações interagem com o mundo ao seu redor, reconhecendo que o sucesso financeiro e a responsabilidade social devem caminhar juntos.
O ESG atua na tomada de decisão dos consumidores
O ESG ganhou força porque muitas empresas perceberam que, para serem competitivas e duradouras, precisam estar atentas a questões que, antes, eram vistas apenas como “externalidades”.
“O que antes se considerava fora do escopo das corporações tornou-se central para suas estratégias. Além de estar em conformidade com a lei e atender às expectativas da sociedade, ainda pode melhorar o desempenho financeiro e garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo.”
Mabel Lima – Coordenadora de Relações Corporativas Camp Pinheiros
Empresas que compreendem o valor estratégico do ESG e o integram em suas operações possuem mais chances de se destacar num segmento competitivo, bem como construir um legado duradouro. Atualmente as iniciativas podem atuar na tomada de decisão dos consumidores mais atentos. Enquanto no passado, o capitalismo de Milton Friedman era focado exclusivamente no lucro e no retorno aos acionistas e era quem ditava as regras do jogo.
Hoje, no entanto, vivemos uma transição para o chamado capitalismo de stakeholders, que reconhece a importância de criar valor não apenas para os acionistas, mas também para todas as partes interessadas: clientes, funcionários, comunidades e o meio ambiente.
O ESG é a base dessa nova mentalidade, destacando que a sustentabilidade não é apenas um diferencial competitivo, mas uma responsabilidade fundamental.
Compromisso social e a essência do ESG
Quando falamos sobre ESG, o pilar social é talvez o mais desafiador de implementar, mas também o mais transformador. Ele se refere à maneira como as empresas interagem com as pessoas — seus funcionários, clientes, fornecedores e comunidades. No entanto, o impacto social das atividades empresariais vai além dessas relações diretas, pois as empresas têm o poder de influenciar positiva ou negativamente.
Essa influência vai desde um pequeno grupo de colaboradores, passando por uma comunidade local e chegando a ter reflexos em toda a sociedade.
O pilar social do ESG foca em aspectos como condições de trabalho justas, diversidade e inclusão, direitos humanos, segurança e bem-estar dos colaboradores, envolvimento com as comunidades locais e responsabilidade social corporativa.
Empresas que se destacam nesse pilar vão além do cumprimento das leis e regulamentos trabalhistas; elas assumem um papel proativo na construção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo e na promoção do bem-estar social com parte de seu compromisso social.
Um dos principais desafios é a necessidade de equilibrar interesses financeiros com tais demandas sociais. No entanto, estudos mostram que empresas que investem em políticas sociais sólidas, frequentemente colhem benefícios a longo prazo.
Como exemplo a maior retenção de talentos, engajamento dos funcionários e uma reputação mais forte junto ao público e investidores, consequentemente valorizando o capital da sua marca.
Além disso, o foco no social está se tornando cada vez mais importante à medida que os consumidores e investidores se tornam mais conscientes de suas escolhas.
A geração atual de consumidores — particularmente os millennials e a geração Z — valoriza empresas que demonstram um compromisso real com a responsabilidade social. São consumidores dispostos a pagar mais por produtos de empresas que valorizam a essência do ‘S’ no ESG.
Entendemos, portanto, que nem toda empresa consegue arcar com custos e atividades da responsabilidade social.
Em termos práticos, o pilar social do ESG pode incluir uma ampla gama de iniciativas.
Programas de diversidade e inclusão, políticas de direitos humanos, ações de responsabilidade social corporativa que envolvem a comunidade, programas de bem-estar para funcionários, entre outras. A gestão dessas questões sociais é crucial para o sucesso a longo prazo de qualquer organização, pois reflete um compromisso com o bem-estar das pessoas, que são o coração de qualquer empresa.
É exatamente nesse ponto que o CAMP Pinheiros pode atuar diretamente com suas parceiras de Aprendizagem, envolvendo também outros projetos sociais significativos.
A transformação para um modelo mais socialmente responsável exige repensar as operações, pois não se trata apenas de cumprir regras, mas de criar um ambiente onde todos possam prosperar.
Empresas que adotam essa abordagem não apenas aumentam sua competitividade no mercado, mas também ajudam a construir uma sociedade mais justa e equitativa.
Programas de capacitação e as vantagens do ESG
O CAMP Pinheiros é uma instituição que exemplifica como o componente social do ESG pode ser implementado de forma prática e significativa. Desde a sua fundação, o trabalho é para oferecer oportunidades de inclusão social e capacitação profissional a pessoas de diferentes realidades socioeconômicas, contribuindo para a criação de uma sociedade mais justa e igualitária.
Esses programas não apenas preparam jovens para o mundo do trabalho, bem como promovem inclusão social e contribuem para a redução das desigualdades proporcionando também oficinas de geração de renda.
Um dos principais programas da instituição é o Programa Aprendiz, que oferece a jovens em situação de vulnerabilidade uma oportunidade de ingressar no mundo do trabalho e adquirir experiência.
É uma ferramenta de transformação social, proporcionando além de habilidades técnicas, mas o desenvolvimento de competências comportamentais, éticas, protagonismo, espírito empreendedor, responsabilidade e trabalho em equipe. Prepara jovens confiantes para o mundo do trabalho, contribuindo com o rompimento do ciclo de pobreza e exclusão.
Além de capacitação, o CAMP Pinheiros oferece iniciativas como orientação vocacional, oficinas de habilidades socioemocionais e cursos de desenvolvimento profissional, com destaque para a abordagem holística na formação.
O impacto desses programas é imensurável. O CAMP Pinheiros está tanto transformando vidas, como fortalecendo a economia local e promovendo um ciclo de desenvolvimento sustentável.
Jovens capacitados e integrados ao mercado de trabalho tornam-se contribuintes ativos, ajudando a reduzir as desigualdades sociais e a construir uma sociedade mais justa.
Principais vantagens competitivas e o Compromisso Social
– Melhorar a sustentabilidade do negócio quando trouxer impacto desempenho financeiro;
– Diferencial competitivo;
– Melhoria na reputação;
– Qualificação dos atributos atrelados ao produto;
– Valorização da marca;
– Melhoria do ambiente de trabalho;
– Impacto social;
– Retenção de talentos;
– Melhoria na qualidade de vida e, consequentemente produtividade dos colaboradores;
– Contribuição direta para implantação do ‘S’ nas empresas parceiras.
Fortalecimento do pilar social e inovação no CAMP Pinheiros
O CAMP Pinheiros segue comprometido com o fortalecimento do componente social do ESG, buscando continuamente novas formas de impactar positivamente a sociedade. Entre os planos, estão o aperfeiçoamento constante dos programas de capacitação e o estágio, que permitem aos jovens colocarem em prática os conhecimentos adquiridos e dar uma oportunidade de ingressar no mundo do trabalho com mais confiança e preparo.
Além disso, a instituição pretende expandir parcerias com empresas e organizações que compartilham dos mesmos valores, garantindo que mais jovens tenham acesso a oportunidades de desenvolvimento.
O compromisso do CAMP Pinheiros com a inovação e a excelência social é o que impulsiona a instituição a continuar sua trajetória de impacto e transformação, sempre em sintonia com os princípios do ESG.
No Comments