Como se preparar para uma entrevista de emprego e se dar super bem!

Como se preparar para uma entrevista de emprego e se dar super bem!

Saiba como se preparar para uma entrevista de emprego e conquiste o seu espaço no mundo do trabalho com as melhores dicas. 

Vai fazer a sua primeira entrevista de emprego ou quer saber como melhorar sua performance ao buscar uma oportunidade? Nós ajudamos você. 

Há mais de quatro décadas, o CAMPUS Talentos capacita jovens e adolescentes para conseguir o tão sonhado primeiro emprego. Com tantos anos de experiência, compilamos algumas dicas essenciais para você se destacar naquela entrevista tão esperada. 

Veja mais sobre como se preparar para uma entrevista de emprego: 

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Mais do que um bom currículo, a postura enquanto candidato para uma vaga é super importante. Essa fase, que costuma ser decisiva na hora da contratação, gera muitas dúvidas: como se portar em uma entrevista, o que vestir, que tom de voz usar, entre outras medidas para mostrar o seu melhor para o recrutador. 

Além da escolaridade, experiência profissional, cursos e habilidades, o entrevistador quer saber quem é você e seu diferencial. Nessa parte, é super normal dar aquela travada, afinal, é difícil dizer em voz alta quem somos. A boa notícia é que  podemos treinar antes e nos diferenciar dos outros candidatos. 

Esteja pronto para as perguntas mais comuns e saiba como se portar com sete dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego e se dar super bem:

Como se preparar para uma entrevista de emprego e se dar super bem!

Estudar para a entrevista

Vá além de pesquisar notícias da empresa e acessar o site de onde você está pleiteando uma vaga. Estude as principais perguntas que os recrutadores costumam fazer. Dedique-se até uma semana para poder saber o que responder em caso de questionamentos clássicos:

  • Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Quais são seus planos para daqui 5, 10 e 15 anos? 
  • Por que você quer trabalhar na empresa?
  • Por que contratar você? 
  • Me fale sobre você

Linguagem Formal

O padrão culto da língua quer dizer não abusar das gírias, evitar vícios de linguagens, como por exemplo o uso de gírias e termos como “tipo”,  conversar com o tom adequado ao ambiente, não cometer erros gramaticais e de concordância. 

Além disso, organize sua fala, seja direto e eficaz. Saiba construir uma narrativa, uma história com começo, meio e fim, bem amarrada e convicta. Aliás, também é importante ter firmeza na voz e certeza do que se está falando.

Linguagem Corporal

Além da comunicação verbal, a comunicação corporal diz muito sobre você. Mantenha a postura, ombros alinhados, cabeça erguida, e olhe nos olhos do entrevistador para demonstrar segurança. Se você costuma ter ansiedade e tremer, por exemplo, deixe as mãos apoiadas nas pernas. Mas se sentir mais à vontade, gesticule moderadamente e expresse suas emoções naturalmente.

Um sorrisinho ali, um balançar de cabeça aqui, tudo isso transmite verdade e confiança ao recrutador. 

Além disso, termine os raciocínios “para cima”. Com mensagens positivas ao final de determinada experiência, seja um aprendizado, uma superação, uma motivação para finalizar a história com a mensagem de que você tira coisas boas de tudo que acontece. 

O que levar para a entrevista

Além da carteira com os documentos de identificação, leve uma pasta com seu currículo e cartas de indicação (se tiver). É sempre bom também levar uma caneta, e um bloco de anotações.

O que vestir? 

Vestuário neutro e social é o padrão para entrevistas de emprego. O salto e o terno não são obrigatórios, mas depende do cargo. Como um jovem aprendiz, por exemplo, polos e camisas sociais cumprem o estilo formal que essas ocasiões pedem. Sapatênis e sapatilhas discretos e neutros podem ser uma boa. 

Ser pontual 

Seja pontual. Não chegue atrasado, nem muito adiantado. Compareça cerca de dez minutos antes da sua entrevista, dessa forma, isso também contribui para deixar você menos ansioso e preocupado. 

Não ter medo de perguntar

Pergunte toda vez que tiver dúvidas sobre o cargo ou a empresa. Ao contrário do que se pensa, levantar algumas questões não quer dizer desinformação, mas interesse e curiosidade em saber mais. 

Entrevista de emprego online

No novo normal, as entrevistas de emprego online têm sido mais comuns. Além de seguir as mesmas orientações para um processo presencial, fique atento ao seguinte:

  • Procure um lugar silencioso e coloque um aviso na porta para ninguém interromper sua conversa;
  • Prefira lugares com decoração neutra, e salas fechadas para evitar sons externos;
  • Se possível, fique sempre de frente a uma janela. Com a claridade a seu favor, sua imagem não fica escura. 
  • Verifique sua conexão com a internet e esteja preparado para imprevistos, se acontecer alguma falha, avise calmamente seu recrutador por meio de mensagem ou ligação.
Como se preparar para uma entrevista de emprego e se dar super bem!

Dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego

Vale lembrar que os processos seletivos também estão reformulando as entrevistas, conforme mudanças nas relações de trabalho, perfis das empresas, e comportamento das marcas devido ao fato dos consumidores exigirem produtos e serviços mais humanizados, com responsabilidade social e inclusão. 

Dessa forma, cada vez mais os contratantes buscam pessoas que compartilham dessas filosofias para formar seu quadro de colaboradores.

Por isso, trabalhar essas características e passar isso durante as entrevistas é um grande diferencial. Além disso, fale sobre suas experiências profissionais e pessoais, afinal, essas conquistas dizem muito a respeito de quem você é. 

Mas cuidado para não ficar exibindo suas superações, seja sutil e modesto. Ao buscar uma vaga de emprego, também fique atento ao perfil das suas redes sociais. Atualmente, elas têm funcionado como uma fonte para análise de pessoas. Por isso, seja coerente e honesto e sempre observe o tipo de postagens e comentários que você faz.

E lembre-se: Nunca minta, seja sempre você mesmo. Além de dar mais confiança e segurança ao ser questionado, você fica com a consciência tranquila, independente de ser contratado ou não. Gerar boas impressões, mesmo no caso de não ter sido escolhido naquele momento, abrem portas e podem ser possibilidades no futuro. 

Programa Jovem Aprendiz

No programa de Jovem Aprendiz do CAMPUS Talentos, você aprende a aprender e desenvolver-se profissionalmente. 

Com experiências práticas e teóricas, muito estudo e mão na massa, é a escolha perfeita para os jovens que estão de olho no futuro e querem se preparar para o início da sua jornada profissional.

Além disso, oferecemos oportunidades para crescimento pessoal. Por exemplo, para tornar-se um jovem aprendiz é necessário antes cumprir o programa de Formação para Cidadania. (link) Assim, você fica preparado para o mundo do trabalho e para a vida. 

Como se preparar para uma entrevista de emprego e se dar super bem!

Conheça o CAMPUS Talentos

O CAMPUS Talentos  atua no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes desde 1978.

Através de nossos programas, já atendemos mais de 1000 empresas e inserimos mais de 17 mil jovens no mundo do trabalho. 

Ficou com dúvida e quer saber mais sobre como ser um Jovem Aprendiz no CAMPUS Talentos? 

Acesse o formulário abaixo ou entre em contato através do telefone (11) 3814 1402.

No Comments

Post A Comment