Confira aqui todos os cursos livres de capacitação profissional do CEDESP.

O Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP), inaugurado em março de 2022, é uma parceria da Prefeitura de São Paulo com o CAMP Pinheiros, instituição sem fins lucrativos que atua no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O CEDESP é um espaço intergeracional, que recebe pessoas de 15 a 59 anos para participar de ações socioeducativas, cursos profissionalizantes e atividades de integração social.

Como funcionam os cursos de capacitação semestrais?

100% gratuitos e com direito a certificado de conclusão, os cursos do CEDESP possuem toda a estrutura necessária para formar profissionais de qualidade capazes de ingressar no mundo do trabalho, bem como incentivar a geração de renda e o empreendedorismo. Cada turma é composta de 20 pessoas, e as aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã (das 08h às 12h), tarde (das 13h às 17h) e noite (das 18h às 21h).

Além das aulas específicas de cada curso, o CEDESP do CAMP Pinheiros oferece atividades integrando todas as turmas, com o objetivo de melhorar as habilidades de convívio e a sociabilidade. Alunos e alunas também contam com alimentação gratuita no CAMP Pinheiros – café e almoço para a turma da manhã; almoço e lanche para a turma da tarde; jantar para a turma da noite – e ajuda de custo para transporte. A proposta principal é de que as vagas sejam preenchidas por pessoas do município de São Paulo e, de preferência, inscritas por meio de programas de assistência social, mas outras pessoas que desejam se desenvolver profissionalmente podem participar do projeto. Se quiser se inscrever, é só enviar um e-mail para contato.cedesp@camppinheiros.org.br, ligar para (11) 4450-9057 ou fazer uma visita ao CAMP Pinheiros e conversar pessoalmente.

CEDESP

Descubra todos os cursos oferecidos pelo CEDESP do CAMP Pinheiro

Saiba mais sobre o que você vai aprender e se inscreva!

Curso de Assistente Administrativo(a) – turmas de manhã e tarde 

Local: sala de aula e laboratório de informática.

Conteúdo: atendimento a clientes e fornecedores; execução de processos administrativos; atividades de apoio em Recursos Humanos; finanças; produção; logística e vendas; conhecimento sobre diversos formatos de documentos; gestão de fornecimento e recebimentos de informações, produtos e serviços; normas técnicas e regulamentadoras da saúde; segurança no trabalho; preservação ambiental.

Curso de Cabeleireiro(a) – turmas de manhã

Local: sala de cabeleireiro, com disponibilização de todo o material para corte e cadeiras específicas para lavar e cortar cabelo.

Conteúdo: utilização de equipamentos; técnicas de corte; procedimentos de embelezamento; tendências da moda para cortes femininos e masculinos; tinturas; luzes; mechas; descoloração; penteados; escova; hidratação; ondulação; desondulação; normas técnicas e regulamentadoras da saúde; segurança no trabalho; preservação ambiental.

Curso de Confeitaria – turmas de tarde

Local: cozinha, com disponibilização de todos os utensílios e ingredientes necessários.

Conteúdo: elaboração de produtos de confeitaria; preparo de massas, coberturas e recheios; controle de qualidade das matérias-primas e dos produtos finalizados; boas práticas de manipulação de alimentos; preparo, montagem e finalização de bolos, geleias, massas, ovos de Páscoa, cremes, caldas, glacês, merengues, chocolates, caramelos e outras sobremesas; normas técnicas e regulamentadoras da saúde; segurança no trabalho; preservação ambiental.

Curso de Eletricista Instalador(a) – turmas de manhã e noite

Local: laboratório de elétrica, com quadros de força e disponibilização de todo o material necessário.

Conteúdo: utilização de instrumentos para analisar, quantificar e realizar reparos; manutenções de segurança; comunicação; instalações predial, residencial e comercial de baixa tensão; atualizações em conformidade com os padrões de segurança e de eficiência energética fundamentais; normas técnicas e regulamentadoras da saúde; segurança no trabalho; preservação ambiental.

Curso de Informática Básica – turmas de manhã e noite

Local: laboratório de informática.

Conteúdo: equipamentos e sistemas computacionais; utilização de sistemas operacionais, aplicativos, segurança de rede, hardwares e periféricos; conceitos de sustentabilidade; noções de informática; recursos tecnológicos; processos de separação, descarte e reciclagem de materiais; normas técnicas e regulamentadoras da saúde; segurança no trabalho; preservação ambiental.

Aulas intergeracionais de convívio e preparação para o mercado de trabalho

Além dos cursos, esse é um pilar muito importante do serviço realizado pelo CEDESP, pois orienta alunos e alunas para adquirirem habilidades interpessoais e aprimorarem competências profissionais. As aulas de convívio abordam assuntos do cotidiano, preparando as pessoas para lidarem com adversidades, cenários complexos e entrevistas de emprego, por exemplo.

A missão do CEDESP do CAMP Pinheiros é capacitar seus alunos e suas alunas para todas as situações, ensinando desde as melhores práticas de tratamento com o público e de interação social até assuntos da atualidade. O objetivo final é formar pessoas capazes de se expressarem, desenvolverem opiniões próprias e terem força para trilhar os seus caminhos mesmo diante das dificuldades.

Como o CEDESP do CAMP Pinheiros é capaz de transformar vidas?

Com olhar atento e compreensão das vivências individuais de alunos e alunas, profissionais do CEDESP identificam as necessidades dessas pessoas fora dos cursos e as encaminham para outros serviços sociais do CAMP Pinheiros ou de entidades governamentais, como órgãos de saúde.

O CEDESP do CAMP Pinheiros também recebe pessoas em situação de rua que, com o auxílio do serviço, iniciam o processo de alfabetização, tiram os seus documentos oficiais, começam a estudar na escola básica e têm acesso a atendimentos de saúde, entre outras ações fundamentais para a inclusão social e a conquista de uma vida digna. Isso demonstra o acolhimento 360º desse ambiente, que vai muito além da capacitação profissional.

Como participar de projetos sociais e colaborar com causas importantes

Dê o primeiro passo para apoiar um programa de responsabilidade social: conecte-se ao CAMP Pinheiros, uma instituição sem fins lucrativos.

Oferecemos atividades e cursos para pessoas de todas as idades: você pode contribuir com os nossos projetos de capacitação profissional, voltados à inclusão social de quem mais precisa de acesso à educação, à cultura e ao convívio com a comunidade.

O nosso Programa de Aprendizagem mostra para as empresas as vantagens de contratar jovens aprendizes tanto para o negócio quanto para a sociedade, atuando diretamente na transformação do futuro. Formamos e capacitamos jovens e adolescentes para a sua primeira experiência no mercado de trabalho, conectando esses talentos previamente qualificados às empresas que oferecem vagas de jovem aprendiz. É com esse propósito que já ajudamos mais de 19 mil adolescentes e jovens e 1.000 empresas.

Quer contribuir com o CAMP Pinheiros?

Você pode fazer a diferença na vida de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pelo CAMP Pinheiros. A sua contribuição é fundamental para que a gente continue impactando a realidade de quem mais precisa. É só acessar este link e escolher o tipo de doação. Vamos juntos e juntas?

Vamos conversar?

Fale com a nossa equipe, tire as suas dúvidas e comece essa parceria.

Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 3814-1402 ou preencher o nosso formulário abaixo.

Faça parte e transforme vidas!

Continue lendo: