Aprendizes geram fortalecimento de marca e vantagens para empresas.

Aprendizes geram fortalecimento de marca e vantagens para empresas.

Quando pensamos no Programa Aprendiz, geralmente vem à mente os benefícios que o Programa traz para adolescentes e jovens entrarem no mundo do trabalho, mas o impacto social e positivo vai muito além disso, tanto pela transformação social que proporciona como pelos benefícios de responsabilidade social que carregam para a cultura organizacional da sua empresa e para a sua marca.

A Lei da Aprendizagem, promulgada há mais de 23 anos, exerce papel crucial no desenvolvimento individual dos aprendizes, bem como um grande impacto na vida de seus familiares, pois dão oportunidades singulares aos participantes, o que contribui para a construção de uma sociedade mais justa.

A legislação veio como uma importante ferramenta de capacitação e busca pelo primeiro emprego, no combate ao trabalho infantil e na evasão escolar, o que contribui para a educação, chave do sucesso para o desenvolvimento de qualquer Nação. O impacto ainda alcança a inclusão social de forma significativa e, consequentemente, na redução do ciclo da pobreza.

O programa também é capaz de trazer reflexos relevantes na reputação e imagem corporativa das empresas que aderem a iniciativa com um propósito institucional, pois vai além do cumprimento de cotas.

Ao voltar o seu olhar para os benefícios de impacto social que incluem tanto quem recebe a oportunidade, como também o fortalecimento sustentável social para as marcas das organizações que os acolhem a empresa pode potencializar o Programa como um instrumento importante de responsabilidade social e institucional.

Resumindo, podemos dizer que ao proporcionarem oportunidades de primeiro emprego para adolescentes e jovens, é possível agregar valor à marca e a cultura organizacional, contribuir para a inclusão social, desenvolvimento profissional e da comunidade e ainda impactar famílias e comunidades inteiras. Com isso, de maneira natural e participativa é possível atender o cumprimento de cota estabelecida na legislação e ainda ter um diferencial significativo nos negócios.

O Programa de Aprendizagem tem impacto direto na transformação social e não somente na vida profissional de adolescentes e jovens.

Veja como é possível mudar esse conceito de ser apenas o cumprimento da legislação para potencializar a marca.

 

Responsabilidade social

A responsabilidade social corporativa não é apenas uma tendência passageira, mas uma abordagem necessária para o sucesso a médio e longo prazo. Ao aderirem ao programa e abrirem espaço para o público mais jovem, existe uma contribuição real para a educação e capacitação, como também a promoção de uma cultura empresarial que valoriza a diversidade, inclusão e desenvolvimento humano.

Assim, o fortalecimento das organizações, por sua vez, emerge da criação de uma força de trabalho diversificada e que, na maioria das vezes, se torna altamente qualificada. Ao serem integrados em ambientes de trabalho desde cedo, os adolescentes e jovens trazem perspectivas frescas e podem trabalhar a criatividade com uma mentalidade diferenciada e inovadora, já que estão livres de possíveis vícios. Esses são elementos fundamentais para a adaptação e crescimento sustentável das empresas em um mundo em que as coisas acontecem de forma muito rápida e que está em constante evolução.

As ações voltadas para adolescentes e jovens gera responsabilidade social, fortalecimento das empresas e desenvolvimento. Além disso, mais do que gerar uma oportunidade profissional para quem precisa iniciar uma carreira, o programa tem uma vertente muito interessante, pois gera e proporciona, de forma natural, transformação na vida dos adolescentes e jovens, muitos deles em situação de vulnerabilidade social, pois oferece mais do que oportunidades, mas a real mudança de mentalidade para a esperança de um futuro mais próspero e a busca da transformação pela educação.

Isso porque ao ingressar no trabalho, o aprendiz passa a vivenciar o mundo a partir de um olhar diferenciado, já que conta com a atenção, treinamento e total apoio de pessoas experientes e com certa bagagem na profissão, além de encontrar outras pessoas mais experientes que já passaram por uma situação parecida.

Portanto, esses profissionais das empresas podem ser verdadeiros tutores dos aprendizes e fonte de inspiração, já que são orientados dentro das organizações a lidar com esse tipo de situação e passam a ser referência para os adolescentes e jovens.

Além do lado profissional e social, outra vertente de destaque do programa é a geração de renda para esse público, de fundamental importância e com papel significativo na redução de desigualdades socioeconômicas e com a possibilidade real de haver investimento em capacitação e educação, o que tem impacto na vida do aprendiz e de sua família. Essa experiência estimula e contribui em aspectos profissionais e pessoais, ajuda nas despesas como também fomenta um senso de realização e autoconfiança.

Como funciona o programa

O ingresso no mundo do trabalho não costuma ser uma tarefa tão fácil e simples, especialmente quando se trata do primeiro emprego. A falta de experiência e bagagem curricular acaba sendo um impeditivo na hora da contratação. Justamente por isso, o Programa de Aprendizagem tem importância muito significativa, pois prepara e capacita os participantes em uma jornada completa e diversificada em diferentes campos para o mundo do trabalho.

Dividido em duas diretrizes principais, combinando o aprendizado teórico e prático de forma integrada e proporcionando uma oportunidade valiosa e enriquecedora para o desenvolvimento de habilidades profissionais e pessoais, esse escopo do programa tem um diferencial, pois possibilita que essa combinação resulta em um processo de formação completo e muito qualificado.

Desta forma, o programa por si só, vai muito além da mera obtenção de conhecimentos técnicos para adolescentes e jovens. Ele contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, comunicação e responsabilidade. Em sala de aula são capacitados em áreas específicas relacionadas ao campo de atuação e, ao mesmo tempo, são aplicados esses conhecimentos em situações reais durante o trabalho prático na empresa parceira.

O objetivo principal do programa é criar oportunidade de emprego para adolescentes e jovens dentro da faixa etária entre 14 e 24 anos para aqueles que buscam o primeiro passo em sua formação profissional no mundo do trabalho. Abre espaço também para pessoas com deficiência, pois tem um olhar voltado para a inclusão.

Assim, de forma natural, as empresas promovem várias vertentes com braço no social, promoção de diversidade e inclusão e acabam impulsionando e incentivando um ambiente de trabalho mais aberto. Desta maneira, é possível preparar e lapidar os talentos de acordo com as necessidades do negócio.

Portanto, as empresas devem passar a olhar para o Programa de Aprendizagem como ações voltadas para adolescentes e jovens com intuito de gerar responsabilidade social, fortalecimento das empresas e desenvolvimento e não somente como uma obrigação legal.

Procure o CAMP Pinheiro e conheça nossos diferenciais para o Programa de Aprendizagem e nossas vantagens exclusivas em Programas, Projetos e Serviços direcionados à geração de renda para adultos em vulnerabilidade social e valorização da autoestima e qualidade de vida a idosos. Ao contratar nossos aprendizes automaticamente você contribui para outras atividades e faz parte da construção de um país melhor.

No Comments

Post A Comment