Treinamento de Jovens Aprendizes – Conheça o Método CAMP de Desenvolvimento de Talentos

TREINAMENTO DE JOVENS APRENDIZES - CONHEÇA O MÉTODO CAMPUS DE DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS

Treinamento de Jovens Aprendizes – Conheça o Método CAMP de Desenvolvimento de Talentos

Desenvolver talentos, promover o espírito empreendedor e ensinar o jovem a aprender a aprender são alguns dos objetivos do CAMPUS. Conheça como funciona o nosso processo de formação e treinamento de jovens aprendizes.

A Lei do Jovem Aprendiz  é uma das melhores formas de inserir jovens e adolescentes que buscam, em sua maioria, a primeira experiência profissional. Muito além de apenas contratar, é preciso que as empresas atuem e invistam no treinamento de jovens aprendizes matriculados em entidades certificadoras e formadoras.

Vivemos num mundo onde a volatilidade exige sempre novas formas de trabalho e cooperação. Por isso, com objetivo de ajudar na inserção de mais jovens no mundo do trabalho, o CAMPUS Talentos treina, desenvolve futuros profissionais para que possam se destacar mais  no ambiente de trabalho e promover o espírito empreendedor.

Confira como funciona o nosso processo de formação e treinamento de jovens aprendizes. 

treinamento de jovens aprendizes

 

Entendendo a Lei do Jovem Aprendiz

 

Criada em 2000, a Lei do Jovem Aprendiz é um programa de inclusão social e profissional que ajuda jovens e adolescentes entre 14 e 24 anos a entrarem no mundo do trabalho, garantindo a eles a formação necessária para qualificação e profissionalização.

Todas as empresas de médio e grande porte são obrigadas a destinar uma porcentagem (mínimo de 5 e máximo de 15%) de vagas de acordo com o número de funcionários que exerçam função que demande formação profissional. 

 

Por que contratar um jovem aprendiz através de uma entidade certificadora?

 

A contratação deve ser sempre com o intermédio de uma entidade certificadora e formadora, como o CAMPUS Talentos.

Promovemos a formação teórica para o desenvolvimento destes jovens, prevista no programa de aprendizagem. Caberá à empresa parceira o desenvolvimento do aprendizado prático. 

O CAMPUS possui diversos cursos de aprendizagem e atendemos aos mais variados segmentos econômicos. Todos os programas de aprendizagem são validados seguindo as diretrizes definidas pela Secretaria do Trabalho – Ministério da Economia. Assim, asseguramos a  qualidade na formação do aprendiz, afastando o risco de descaracterização da Aprendizagem. 

CAMP Pinheiros

 

Como é o método CAMPUS de desenvolvimento de talentos?

 

A formação e o treinamento de jovens aprendizes devem seguir os requisitos do Programa, como por exemplo:

  • perfil socioeconômico do aprendiz;
  • objetivos do programa de aprendizagem; 
  • temas e conteúdos a serem desenvolvidos;
  • estrutura do programa de aprendizagem e sua duração;
  • mecanismos de acompanhamento e avaliação realizados pelo programa.

No CAMPUS Talentos, desenvolvemos ações socioeducativas para prevenção de riscos sociais, melhoria da qualidade de vida e, principalmente, no processo de  formação e encaminhamento de jovens ao mundo do trabalho por meio  do programa de jovem aprendiz e formação para a cidadania.

Tudo isso é possível através do método CAMPUS de formação e treinamento de jovens, com salas de aulas invertidas e mentorias reversas. Vamos entender um pouquinho melhor:

 

Sala de aula invertida

 

A sala de aula invertida tem o intuito de promover a reflexão e ensinar jovens a aprenderem a aprender. Assim, eles são orientados a realizar anotações vindas do material digital disponibilizado em nossa plataforma ZAI – Zona de Aprendizagem Integrada.

Ali se encontra todo material teórico (vídeos, pdf, apresentações de slides, podcasts, etc.) que é utilizado pelo jovem para aprender e se desenvolver. Essas anotações são importantes para que ele possa assimilar o conteúdo e então participar dos debates e discussões,  sanando suas dúvidas e aprofundando os temas tratados.

treinamento de jovens aprendizes

 

Mentoria reversa

 

Os jovens mais experientes e de nível educacional mais avançado (pois atendemos diferentes idades e níveis escolares), auxiliam os demais com maiores dificuldades, afinal, o conhecimento se adquire pela troca entre pares.

O desenvolvimento, capacitação, formação e treinamento de jovens aprendizes possibilita responder às solicitações da sociedade multifacetada, na qual se cruzam a diversidade, a contingência, o imprevisto, a inovação, a tecnologia e a competitividade.

treinamento de jovens aprendizes

 

Uma metodologia que resulta em:

 

Resultados importantes para o  desenvolvimento do jovem aprendiz por meio de salas de treinamentos, tecnologias de informação e comunicação, e orientadores capacitados para promoverem a reflexão durante a formação de jovens aprendizes e cidadãos. 

O CAMPUS Talentos promove ótimos resultados por meio da formação e treinamento de jovens aprendizes, em especial,  em relação ao aprendizado de valores e o desenvolvimento do espírito  empreendedor, diferenciais valorizados no Mundo do Trabalho.

 

1 – Jovens aprendem a aprender

 

Aprender não é apenas decorar ou informar-se sobre determinado assunto. O CAMPUS acredita que antes de tudo é importante aprender a aprender. Isso significa despertar nos jovens a curiosidade, a pró-atividade e a busca pelo conhecimento.

 

2 – Descobrem o espírito empreendedor

 

No CAMPUS, os jovens têm a oportunidade de descobrir que podem alcançar novos voos através da dedicação e do estudo. Esse espírito da busca por oportunidades ultrapassa o mero  treinamento e cria consciência empreendedora no Jovem Aprendiz. 

O início dessa jornada começa no Programa de Formação para a Cidadania, o qual tem por objetivo despertar a reflexão crítica, estimular a autonomia e fortalecer a cidadania. Nele, o jovem desenvolve comportamentos, habilidades e atitudes necessárias ao mundo do trabalho, por meio de atividades físicas, digitais, ambientais e interpessoais.

Assim, é possível desenvolver oportunidades que transformam vidas em colaboração com as empresas parceiras. Aguçar o espírito empreendedor através do aprendizado e apresentar caminhos viáveis para mais pessoas trabalharem e conquistarem seus sonhos profissionais.

Método CAMP Pinheiros

3 – Desenvolvem talentos

 

A dúvida faz parte do universo dos jovens e adolescentes, pois eles não conhecem a si mesmos e nem os seus potenciais talentos. Por isso, a importância de auxiliá-los no autoconhecimento para desenvolverem suas habilidades e projetarem seus sonhos.

 

4 – Aprendem a importância de valores essenciais

 

Conhecimento e aprendizagem andam de mãos dadas com valores. Aprender sobre ética, resiliência, colaboração e postura no trabalho são fundamentais. Estes são valores sempre inseridos nos métodos de ensino do CAMPUS, na formação e treinamento de Jovens Aprendizes.

Desta maneira, quem aprende na nossa instituição tem muito orgulho, e mostra-se motivado  com as oportunidades geradas e conquistadas.

treinamento de jovens aprendizes

 

Se interessou? Conheça o CAMPUS Talentos

 

O CAMPUS Talentos atua no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes desde 1978.

Através de nossos programas, ajudamos mais de 1000 empresas a inserirem mais de 17 mil jovens no mundo do trabalho, garantindo boa formação profissional. 

Ao contratar o CAMPUS, você conta com uma equipe profissional para capacitar e instruir futuros profissionais que buscam a sua primeira experiência no mundo do trabalho.

Quer ser uma empresa parceira?

Para conversar com nossa equipe e tirar dúvidas quanto a Lei da Aprendizagem, entre em contato pelo telefone (11) 3814 1402, e-mail, ou através do formulário abaixo:

Contrate um Jovem Aprendiz
Buscando novos talentos para a sua empresa? Preencha as informações abaixo e nosso departamento responsável irá entrar em contato o mais breve possível.
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.