Como fazer a sua empresa brilhar no mercado de trabalho em 2022?

Diversidade e inclusão, equidade de gênero e racial, competências comportamentais, trabalho remoto e tecnologias inovadoras: conheça as principais tendências para o mercado em 2022.

A pergunta do momento é: “o que realmente importa?”.

Essa deve ser a primeira questão quando pensamos em nos atualizar para o momento atual, que está mais atento do que nunca para não cometer os velhos erros. 

Em outras palavras, chegou a hora de correr atrás de medidas efetivas para oferecer ambientes mais saudáveis, acolhedores e diversos para se trabalhar. Afinal, a sociedade está passando por transformações importantes, e o mundo corporativo precisa acompanhar essas mudanças para não ficar ultrapassado. Além disso, a pandemia causada pela COVID-19 trouxe diversos desafios que destacaram a importância da cultura digital no mercado de trabalho.

Parece muita coisa, não é mesmo? Mas a gente simplifica para você: confira a nossa lista de pontos essenciais para a sua empresa ficar por dentro do mercado de trabalho em 2022.

A mulher no mercado de trabalho

Reduzir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho é uma das principais metas para todas as empresas nos próximos anos. Já passou da hora de resolver a defasagem salarial e a falta de distribuição entre cargos de maior influência. Projetos como 50% de homens e 50% de mulheres em posição de liderança nas empresas e prioridade de contratação para perfis femininos são caminhos possíveis para mudar o cenário atual.

Além disso, aumentar o número de mulheres no quadro de colaboradoras e colaboradores tem sido benéfico para as empresas, pois a diversidade de pensamentos, posicionamentos e ações colabora muito para o crescimento do negócio.

Trabalho Remoto

Apesar de ter sido uma medida de trabalho que precisou ser adotada em massa inesperadamente, o home office deu certo e veio para ficar. A jornada de trabalho flexibilizada e a possibilidade de executar a sua função de qualquer lugar com acesso à internet tornaram possível a contratação de pessoas em diversas partes do País ou do mundo de forma 100% digital, trazendo mais diversidade e inclusão para dentro das empresas.

Outra opção que se provou efetiva é a jornada híbrida, em que as empresas intercalaram o home office com alguns dias trabalhados no ambiente empresarial, dando mais liberdade para colaboradoras e colaboradores e otimizando custos de locação de imóveis, custos, e tempo de deslocamento.

Em todos os casos, tornar-se digital e saber facilitar o trabalho em equipe com qualidade de maneira online é um passo essencial para manter a competitividade nos próximos anos.

Cumprir o conceito ESG

Hoje, cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança são obrigações das empresas. É daí que vem o conceito ESG (Environmental, Social and Governance), traduzido para o português como “Ambiental, Social e Governança”. Companhias que têm boas práticas nesses campos apresentam resultados melhores ao longo do tempo e se mantêm competitivas no mercado, pois cumprir as premissas ESG é um ponto atrativo – quando não uma exigência – de consumidores, parceiros e investidores.

Diversidade e inclusão

A inclusão de pessoas com deficiência e negras no mercado de trabalho e a promoção da diversidade e da inclusão social dentro das empresas são temas latentes na atualidade. 

Uma empresa que investe nessa pauta promove um ambiente com diferentes pontos de vista em relação a ideias e percepções, fazendo com que estratégias alternativas sejam criadas e, consequentemente, novos resultados sejam alcançados.

Essa prática também ajuda a empresa a cumprir parte do conceito ESG (Environmental, Social and Governance), que promove pautas de responsabilidade ambiental, social e de governança. Uma empresa diversa está cumprindo o “S”, de “social”, pois colabora com a inserção no mercado de trabalho de grupos que, há anos, são sabotados por preconceitos e desigualdades sociais.

Competências comportamentais

De acordo com o Guia Salarial Robert Half, as competências comportamentais (soft skills) serão grandes tendências para o mercado de trabalho em 2022. Entre elas, destacam-se:

  • Adaptabilidade
  • Agilidade
  • Comunicação
  • Inovação
  • Pensamento estratégico

A empresa deve olhar ainda mais para as soft skills dos candidatos e candidatas na hora da contratação, buscando avaliar essas pessoas muito além do currículo.

Saúde física e mental de colaboradoras e colaboradores

Na era do burnout, cuidar das pessoas da empresa é essencial para construir um ambiente saudável, no qual trabalho e vida pessoal estejam em equilíbrio. As demandas estão crescendo e, com o trabalho remoto, ficou mais difícil separar uma coisa da outra.

Garantir benefícios como assistência médica, auxílio para a estruturação do home office, programas parceiros de incentivo à atividade física e dias de descanso, como day off de aniversário e recharge day mensal, são alguns meios de investir para que colaboradoras e colaboradores não ultrapassem o limite de trabalho que conseguem absorver.

Isso sem contar que, em um mundo em constante mudança com novas profissões surgindo rapidamente, é preciso que a empresa ofereça motivos para que as pessoas queiram continuar trabalhando no seu negócio.

Tempo para aprender

A rotina do ambiente de trabalho é frenética, com muitas demandas e projetos a serem entregues, o que pode resultar em pouco tempo para treinamentos e aprendizados capazes de otimizar o trabalho. Porém, cair na armadilha do trabalho mecânico e veloz é abraçar uma entrega com cada vez menos qualidade e inovação.

Uma maneira de tornar o incentivo ao conhecimento uma prática que demanda menos tempo sem perder assertividade é atrelar treinamentos a plataformas que colaboradoras e colaboradores já utilizam no dia a dia. Investir em ensinamentos alinhados às demandas do trabalho e ajudar profissionais a se desenvolverem em sua área de atuação melhora o resultado final da empresa.

Contribuir com a participação de jovens no mercado de trabalho

Para além do cumprimento da Lei da Aprendizagem, uma ótima maneira de promover a diversidade e inclusão nas empresas é contratar aprendizes. Oferecer as primeiras experiências e ajudar adolescentes, jovens e adultos em condição de PcD a ingressar no mercado de trabalho é também uma vantagem para as empresas, que podem formar profissionais de acordo com o perfil desejado de acordo com a cultura e valores da empresa. 

O Programa de Aprendizagem do CAMP Pinheiros está aqui para ajudar você

Conte com a gente: ao se tornar parceira do CAMP Pinheiros, a sua empresa tem vários benefícios. 

  • Contratação de aprendiz com início imediato.
  • Triagem e encaminhamento de candidatos previamente qualificados.
  • Desenvolvimento do aprendiz conforme o perfil da sua empresa.
  • Suporte para gestores.
  • A sua marca associada a um programa social de política pública reconhecida.
  • Protagonismo no desenvolvimento socioeconômico do País.
  • Facilitação no Programa de Aprendizagem.
  • Bandeira de empresa apoiadora dos demais serviços e programas com famílias, adultos e idosos do CAMP Pinheiros.
  • Um passo a mais para a certificação ESG.

 

Estamos aguardando o seu contato para conectar jovens e adolescentes aprendizes ao seu negócio.

 

Conheça o CAMP Pinheiros

 

O CAMP Pinheiros atua no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes desde 1978 e já ajudou mais de 1.000 empresas a inserirem mais de 17 mil jovens no mercado de trabalho com os seus programas. 

Venha ser uma empresa parceira do CAMP Pinheiros: você conta com uma entidade formadora preparada para desenvolver e dar oportunidades a jovens e adolescentes que buscam a sua primeira experiência no mundo do trabalho. Além disso, empresas parceiras do CAMP Pinheiros no Programa de Aprendizagem apoiam mais de 10 projetos sociais. 

Para conversar com a nossa equipe e tirar dúvidas, entre em contato pelo telefone (11) 3814-1402 ou preencha o nosso formulário.

Faça parte e transforme vidas!

Continue lendo:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.