Relatório Mensal de Atividades

Abril

O presente relatório tem por finalidade apresentar os conteúdos desenvolvidos e trabalhados pelo Centro Assistencial de Motivação Profissional – CAMP Pinheiros, em suas atividades teóricas dentro pelo Programa de Aprendizagem Nacional.

O relatório se apresenta em um modelo único, dividido entre os conteúdos básicos e específicos, de acordo com a divisão das cargas horárias aprovadas pelo Ministério da Economia. Contempla todos os cursos nos quais estão inscritos os aprendizes que se apresentam “ativos”. Nestes cursos utiliza-se o sistema de encontros síncronos e assíncronos, por meio da plataforma ZAI, do CAMP Pinheiros.

Ressaltamos às empresas parceiras, que observem os descritivos discriminados a seguir, referente aos cursos nos quais os aprendizes encontram-se matriculados. 

 

Conteúdo Básico:

 

Os conteúdos básicos são temas trabalhados e desenvolvidos para todos os cursos aprovados junto ao Ministério, obtendo como foco principal o despertar da percepção do jovem, referente a concomitância entre teoria e prática.

Os encontros síncronos para apresentação teórica e discussões acerca dos temas trabalhados junto ao orientador de cada turma, acontecem através da ferramenta TEAMS, seguindo para o desenvolvimento prático das atividades, de forma assíncrona em nossa nova plataforma ZAI. 

Neste mês, trabalhamos os temas: Raciocínio Lógico e Saúde e Segurança do Trabalho abordando os seguintes pontos:

    • Matemática Financeira,
    • Diagrama – Gráfico de Pareto,
    • Função Custo, Função Receita, Lucro e Fórmula ponto de equilíbrio.
    • Riscos Ocupacionais,
    • Acidente de Trabalho.

 

No encontro assíncrono, diretamente na plataforma e com o acompanhamento do orientador, os jovens realizam uma trilha de aprendizagem composta por:

 

  • Apresentação do conteúdo, objetivos, roteiro do passo a passo a ser executado, materiais utilizados, métodos de avaliação e referências bibliográficas,
  • Artigos de leitura para apoio,
  • Vídeos para reforço do conteúdo trabalhado,
  • Atividades desenvolvidas através das metodologias ativas.

 

Abaixo, exemplo da atividade desenvolvida: 

Conteúdo Específico:

 

Os conteúdos específicos são trabalhados de forma a respeitar a especificidade de cada curso do qual o aprendiz faz parte, e respeitando as diretrizes conforme aprovação para execução junto aos órgãos competentes, mantendo como foco principal o despertar da percepção do jovem referente a concomitância entre teoria e prática.

Utilizando-se da metodologia ativa (sala de aula invertida), inicia-se com o consumo dos conteúdos e o desenvolvimento das atividades, de forma assíncrona, em nossa plataforma ZAI. Com o objetivo de provocar a internalização dos conceitos essenciais, para posterior apresentação das dúvidas e discussões, no encontro síncrono, junto ao orientador de cada turma.

A seguir relacionamos esse desenvolvimento, dividido por curso e utilizando-se as estratégias e ferramentas descritas a seguir:

 

  • Leitura de artigos, vídeos, desenvolvimento de mapas mentais, fóruns de discussão, simulações, estudos de casos, pesquisas, questionários, apresentações, utilizando como base as tarefas realizadas em suas atividades práticas ou ainda, no modelo de negócio da empresa parceira. O desenvolvimento das atividades teóricas utiliza como premissa o incentivo ao uso de novas ferramentas e apps para a evolução tecnológica, como o Canvas, Prezi, Infográficos, Miro, Padlet, Mentimeter, etc; que será apresentado pelo jovem como resultado de sua atividade teórica, específica na segunda reunião.

 

Objetivo: Desenvolver o conhecimento do trabalho realizado na função de assistente administrativo, no que diz respeito ao atendimento ao público, organização de documentos, distribuição e controle de correspondência, utilizando o pacote office para tarefas diárias.

 

Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Missão, Visão e Valores da Empresa. Abordando os seguintes subtemas: Missão, Visão, Valores, Estudo de Caso e Desenvolvimento de Projeto baseado no Culture Cold.   

Objetivo: Desenvolver o conhecimento do trabalho realizado na função de assistente administrativo, no que diz respeito ao atendimento ao público, organização de documentos, distribuição e controle de correspondência, utilizando o pacote office para tarefas diárias.

 

Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: O Mercado e suas Linguagens. Abordando os seguintes subtemas: Comunicação Vertical, Horizontal e Diagonal, Comunicação Interna e Externa, Comunicação Verbal, Não Verbal e Escrita.

Objetivo: Propiciar entendimento, capacitação, de forma prática, nas atividades básicas de Instituições Financeiras e seu funcionamento e relacionamento com clientes.

 

Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Banco Central do Brasil – BACEN. Abordando os seguintes subtemas: Controle da Inflação Brasileira, Mercado de Câmbio, Moeda Nacional e Calculadora do Cidadão.

Objetivo: Desenvolver conhecimento na área de administração hospitalar; organizar, planejar e controlar atividades e processos administrativos e operacionais; atendimento ao público; atendimento na farmácia; auxiliar na administração e recepção de consultório médicos e dentários.

 

Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: NR32 e Suas Principais Influências para o Profissional da Saúde: NR-32 Riscos Físicos, Riscos por Acidente, Riscos Ergonômicos, Riscos Biológicos e Riscos Químicos.

Objetivo: Desenvolver conhecimento na área de administração hospitalar; organizar, planejar e controlar atividades e processos administrativos e operacionais; atendimento ao público; atendimento na farmácia; auxiliar na administração e recepção de consultório médicos e dentários.

Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema Principais Certificações e Acreditações para Hospitais. Introdução e as Principais Certificações e Acreditações Hospitalares, ISO 9000, OHSAS 18001, Accreditation Canada Internacional ACI, Joint Commission International JCI, National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO).

Objetivo: Desenvolver o conhecimento no processo de auxílio de manuseio de produtos farmacêuticos veterinários, matérias primas, expedição, coleta de material biológico, obter o conhecimento das áreas de biossegurança e normas técnicas.

 

Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Programa Neolinguística. Abordando os seguintes subtemas: Introdução ao Programa Neolinguística, Princípios Básicos, Pressuposições e Escuta Ativa.

Objetivo: Desenvolver o conhecimento na área de Alimentos & Bebidas, atendimento ao público, conferência de alimentos, manipulação, organização, higiene e preparo.

 

Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Gestão de Estoque. Abordando os seguintes subtemas: Conceito de Gestão de Estoque, Métodos de Gestão de Estoque, Boas Práticas, Inventário Atualizado e Controle de Perdas.

Objetivo: Desenvolver o conhecimento na área de Alimentos & Bebidas, atendimento ao público, conferência alimentos, manipulação, organização, higiene e preparo.

 

Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Origem e Tipos de Ingredientes. Abordando os seguintes subtemas: Alimentos de Origem Animal, Alimentos de Origem Vegetal, Alimentos de Origem Mineral e Ingredientes nos Alimentos Processados.

Objetivo: Desenvolver o conhecimento na área de varejo e atacado, assim como no atendimento ao público “in loco” e ou “via telefone”, organização de documentos, esclarecimento de dúvidas na venda e pós-venda.

 

Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: A importância da Comunicação e Relacionamento com o Cliente. Abordando os seguintes subtemas: Conceitos de Marketing, Tipos de Comunicação, Publicidade e Propaganda, Marketing de Relacionamento, Negociação e Pós-Venda.

Objetivo: Desenvolver conhecimento na área comercial, assim como no atendimento ao público, organização de documentos, esclarecimento de dúvidas, oferecendo e demonstrando produtos, atendendo de forma eficiente a expectativa dos clientes na venda e pós-venda.

 

Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Implementação de um Plano de Atração de Novos Clientes: Tipos de Clientes, Perfil Comportamental – DISC, Concorrência de Mercado e Revisão.

Objetivo: Desenvolver conhecimento no setor de vendas do comercio varejista, assim como no atendimento, na comunicação interna e externa, prospectando qualidade para o público alcançado.

 

Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Negociações, Objeções e Fechamento de Vendas abordando os seguintes subtemas: Negociação de Vendas, Objeções de Vendas, Fechamento de Vendas. Iniciando o próximo tema: Organização das Ações Pós-Venda: Pós-Venda e Métodos de Pós-Venda.

Objetivo: Desenvolver conhecimento no setor de logística, assim como na conferência de mercadorias, estoque e expedição, armazenamento e movimento de cargas.

 

Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema:  Controle de Estoque abordando os seguintes subtemas: Sistema ERP, Sistemas Web, Curva ABC, Just in Time, Custo Médio.

Objetivo: Apoiar as atividades relacionadas aos processos logísticos, obter o conhecimento no setor de almoxarifado, assim como na conferência das mercadorias, estoque, expedição, armazenamento e movimento de cargas.

 

Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Qualidade na Recepção, Conferência e Armazenagem Gestão de Carga e Descarga, Limpeza e Higienização da Mercadoria e Materiais, Armazenagem e Organização. Iniciando o próximo tema: Controle de Estoques, abordando os seguintes subtemas: Conceito e Controle de Estoques e Boas Práticas.

Objetivo: Desenvolver conhecimento na área de TI – Tecnologia da Informação, desempenhando o monitoramento e prestando apoio no atendimento ao cliente e usuário.

 

Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Fundamentos de Sistema de Informação, abordando os seguintes subtemas: Recursos de Hardware e Software, Recursos de Dados e Recursos de Rede e Revisão de Conteúdo.  Iniciando o próximo tema: Impactos dos Sistemas de Informação nas Organizações: Gestão Documental (Aplicada aos Sistemas de Informação) e Gestão Empresarial (Aplicada aos Sistemas de Informação).

Objetivo: Apoiar as atividades relacionadas ao telemarketing, obter o conhecimento no setor, assim como no atendimento telefônico e lidar com o público, oferecendo os produtos e serviços com qualidade.

Sem jovens ativos no momento.

Objetivo: Conhecer as operações e os fatores que interferem na produtividade, com a garantia da qualidade, atendimento e processo de produção.  

Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Controle e Característica de Estoque. Abordando os seguintes subtemas: O que é Controle de Estoque, Boas Práticas, Tipos de Estoque, Sistemas ERP, Sistema Web e Curva ABC.

Objetivo: Oferecer formação no que há de mais atualizado no mercado, dando condições de exercerem suas funções na área de Instalador Elétrico Residencial e Predial, respeitando as novas técnicas e exigências no mercado de trabalho.

Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Normas Reguladoras – NR-10 e NR-35. Abordando os seguintes subtemas: NR-35 Objetivos, Campo de Aplicação, Responsabilidades, Capacitação e Treinamento. Análise de Risco, Condições Impeditivas / Riscos Potenciais Inerentes ao Trabalho em Altura e Medidas de Prevenção e Controle, Cordas, Acesso por Escadas, Andaimes e Plataformas, Serviços em Telhados e Responsabilidades Legais.

Conteúdo inicial, trabalhado no início de cada contrato do jovem, equivalente e respectivo a cada carga horária destinada a cada curso. Com o objetivo de auxiliar o jovem em seu desenvolvimento profissional, comportamento esperado para essa nova experiência.

 

Desenvolvido da seguinte forma:

 

  • Tema 01: Apresentação – Sou jovem aprendiz e agora? (Apresentação sobre o programa pela coordenação e supervisão pedagógica) / (Apresentação sobre cultura organizacional e qual o papel do jovem nessa nova etapa – RH),
  • Tema 02: Lei da Aprendizagem – Contrato de Aprendizagem o que devo saber?
  • Tema 03: Autoconhecimento e Soft Skills (Conhecendo o seu perfil, Valores Pessoais, Soft e Hard Skills, Carreira e Ferramentas de Autoconhecimento – Projeto de Vida e Carreira – Resgate da Formação),
  • Tema 04: Perfil Comportamental (O que esperam de você? Etiqueta Social e Profissional),
  • Tema 05: Networking e Marketing Pessoal (Marketing pessoal, Networking de maneira eficaz, O que esperam de você na empresa?)
  • Tema 06: Comunicação e Linguagem (voltado para questões corporativas, desenvolvimento de e-mails, leitura, escrita, comunicação oral, apresentação, etc)
  • Tema 07: Ética e Moral (Na vida e no ambiente de trabalho),
  • Tema 08: Relações Humanas (Comunicação interpessoal, intrapessoal, relacionamento no trabalho, valores da convivência, gestão de conflitos, liderança).
  • Tema 09: Educação Financeira (Recebi o meu primeiro salário, e agora?),
  • Tema 10: Estudos de Casos e Resoluções de Problemas (Estudos de casos reais para resoluções de problemas),
  • Tema 11: Globalização e Atualidades (Mundo Vuca e Mundo Bani),
  • Tema 12: Jogos Corporativos (Simulações de jogos corporativos),
  • Tema 13: Inteligência Emocional (Conhecimento das próprias emoções, empatia, motivação, automotivação e relacionamento interpessoal).
  • Tema 14: Influências Tecnológicas: Impactos no mercado de trabalho / Impactos da utilização das redes sociais no mercado de trabalho – Rastro digital, ferramentas digitais utilizadas no ambiente corporativo.
  • Tema 15: Multiculturalismo e o Ambiente Empresarial: Diversidade cultural, vantagens, melhoria da reputação empresarial, etc).

Conteúdo final, trabalhado no final de cada contrato do jovem, equivalente a carga horária destinada a cada curso. Tem por objetivo de preparar o jovem para novas oportunidades, protagonismo para o mercado de trabalho, empreendedorismo e opções de novas buscas.

Desenvolvido da seguinte forma:

  • Tema 01: Apresentação – Finalizou o meu contrato e agora? (Bate papo sobre perspectivas, oportunidades, futuro. Análise entre atividade teórica e prática > Processos de melhoria e desenvolvimento dentro do Programa de Aprendizagem –  Processos de Mentoria).
  • Tema 02: Educação Financeira – Perspectivas financeiras, reservas, próximos passos, etc.
  • Tema 03: Comunicação e Linguagem – A importância da Leitura –
  • Tema 04: Novas oportunidades I: Currículo – Linkedin, vagas.com, 99jobs, glassdor, kuet, Estágios (Nube e Ciee), trabalhe conosco nos sites das empresas,
  • Tema 05: Novas oportunidades II – Entrevista de emprego: Presencial e Virtual > Reforço dos comportamentos necessários.
  • Tema 06: Projeto de Vida e Projeto de Carreira: Como alcançar os seus objetivos?
  • Tema 07: Perfil Comportamental: Etiqueta Social e Profissional,
  • Tema 08: Networking – Qual o networking que você construiu? Abordagem de recolocação através do networking,
  • Tema 09 Motivação e Inteligência Emocional:
  • Tema 10 Empreendedorismo – Novos Rumos – Bate papo > O que fazer com todo conhecimento adquirido?
  • Tema 11: Novas oportunidades e tendências no mercado de trabalho > verificar as novas oportunidades no mercado de trabalho, estudos, especializações, empreendedorismo, home office e trabalho híbrido como nova tendência, etc.
  • Tema 12: Administração do Tempo:
  • Tema 13: Influência Tecnológicas: Rastro digital, novas ferramentas digitais utilizadas no ambiente corporativo.
  • Tema 14: Apresentação em Público: Técnicas de Apresentação em Público, pontos de atenção, utilização de microfone e câmeras nos modelos atuais, comunicação, etc.
  • Tema 15: Relações Humanas – Dinâmicas de Grupo > Conclusão de todos os temas trabalhados.

Com o objetivo de enriquecer e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos aprendizes do CAMP Pinheiros, firmou-se algumas parcerias importantes para que essa troca de experiência, ampliação de repertório, conhecimento, contribuindo significativamente com o objetivo de estimular a participação do público, de forma objetiva e dinâmica, provocando interações e dúvidas.

 

        Segue descritivo de algumas palestras, bate papos e oficinas que ocorreram com os jovens durante esse mês:

 

  • Palestra Abril Azul: Autismo

Objetivo: A Campanha Abril Azul tem como objetivo conscientizar sobre autismo para construirmos uma sociedade mais compreensiva e acolhedora. O mês de Abril é marcado pela Campanha “Abril Azul”, tem o papel de conscientizar a população e trazer visibilidade para o tema, como forma de mobilizar a sociedade sobre essa condição ainda desconhecida e discriminada por muitos.

 

 

  • Palestra – Acidente de Trabalho – Segurança do Trabalho.

Objetivo: Tem como objetivo conscientizar e proteger os colaboradores durante a execução de suas tarefas obrigatórias. Definindo responsabilidades, educando as pessoas para a manutenção da saúde e da segurança.

 

 

 

  • Oficina: Empresário Sombra.

Objetivo: Programa Empresário Sombra: Oferece oportunidade aos estudantes de conhecerem a rotina de trabalho de um profissional de sua área de interesse. Durante o encontro, os jovens acompanham as apresentações das áreas e tiram dúvidas com os profissionais.

 

Parceria realizada com JASP e a empresa BANK OF AMERICA.

 

 

A seguir, finalizamos demonstrando os feedbacks realizados pelos jovens perante a palestra realizada com o profissional citado acima:

 

https://padlet.com/pedagogico57/tdx93v8fveaj11ep

 

https://padlet.com/pedagogico57/xoqr2tq3ziqommg1

 

https://padlet.com/pedagogico57/311rm37qf6uk5jdz

 

Todas as informações aqui apresentadas representam as ações desenvolvidas com os aprendizes.

Em caso de dúvidas ou outros esclarecimentos, não hesite em acionar nossa equipe pedagógica.

Agradecemos a parceria e confiança em nosso trabalho.