O presente relatório tem por finalidade apresentar os conteúdos desenvolvidos e trabalhados pelo Centro Assistencial de Motivação Profissional – CAMP Pinheiros, em suas atividades teóricas dentro pelo Programa de Aprendizagem Nacional.
O relatório se apresenta em um modelo único, dividido entre os conteúdos básicos e específicos, de acordo com a divisão das cargas horárias aprovadas pelo Ministério da Economia. Contempla todos os cursos nos quais estão inscritos os aprendizes que se apresentam “ativos”. Nestes cursos utiliza-se o sistema de encontros síncronos e assíncronos, por meio da plataforma ZAI, do CAMP Pinheiros.
Ressaltamos às empresas parceiras, que observem os descritivos discriminados a seguir, referente aos cursos nos quais os aprendizes encontram-se matriculados.
Conteúdo Básico:
Os conteúdos básicos são temas trabalhados e desenvolvidos para todos os cursos aprovados junto ao Ministério, obtendo como foco principal o despertar da percepção do jovem, referente a concomitância entre teoria e prática.
Os encontros síncronos para apresentação teórica e discussões acerca dos temas trabalhados junto ao orientador de cada turma, acontecem através da ferramenta TEAMS, seguindo para o desenvolvimento prático das atividades, de forma assíncrona em nossa nova plataforma ZAI.
Neste mês, trabalhamos os temas: Raciocínio Lógico e Saúde e Segurança do Trabalho abordando os seguintes pontos:
No encontro assíncrono, diretamente na plataforma e com o acompanhamento do orientador, os jovens realizam uma trilha de aprendizagem composta por:
Abaixo, exemplo da atividade desenvolvida:
Conteúdo Específico:
Os conteúdos específicos são trabalhados de forma a respeitar a especificidade de cada curso do qual o aprendiz faz parte, e respeitando as diretrizes conforme aprovação para execução junto aos órgãos competentes, mantendo como foco principal o despertar da percepção do jovem referente a concomitância entre teoria e prática.
Utilizando-se da metodologia ativa (sala de aula invertida), inicia-se com o consumo dos conteúdos e o desenvolvimento das atividades, de forma assíncrona, em nossa plataforma ZAI. Com o objetivo de provocar a internalização dos conceitos essenciais, para posterior apresentação das dúvidas e discussões, no encontro síncrono, junto ao orientador de cada turma.
A seguir relacionamos esse desenvolvimento, dividido por curso e utilizando-se as estratégias e ferramentas descritas a seguir:
Objetivo: Desenvolver o conhecimento do trabalho realizado na função de assistente administrativo, no que diz respeito ao atendimento ao público, organização de documentos, distribuição e controle de correspondência, utilizando o pacote office para tarefas diárias.
Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Missão, Visão e Valores da Empresa. Abordando os seguintes subtemas: Missão, Visão, Valores, Estudo de Caso e Desenvolvimento de Projeto baseado no Culture Cold.
Objetivo: Desenvolver o conhecimento do trabalho realizado na função de assistente administrativo, no que diz respeito ao atendimento ao público, organização de documentos, distribuição e controle de correspondência, utilizando o pacote office para tarefas diárias.
Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: O Mercado e suas Linguagens. Abordando os seguintes subtemas: Comunicação Vertical, Horizontal e Diagonal, Comunicação Interna e Externa, Comunicação Verbal, Não Verbal e Escrita.
Objetivo: Propiciar entendimento, capacitação, de forma prática, nas atividades básicas de Instituições Financeiras e seu funcionamento e relacionamento com clientes.
Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Banco Central do Brasil – BACEN. Abordando os seguintes subtemas: Controle da Inflação Brasileira, Mercado de Câmbio, Moeda Nacional e Calculadora do Cidadão.
Objetivo: Desenvolver conhecimento na área de administração hospitalar; organizar, planejar e controlar atividades e processos administrativos e operacionais; atendimento ao público; atendimento na farmácia; auxiliar na administração e recepção de consultório médicos e dentários.
Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: NR32 e Suas Principais Influências para o Profissional da Saúde: NR-32 Riscos Físicos, Riscos por Acidente, Riscos Ergonômicos, Riscos Biológicos e Riscos Químicos.
Objetivo: Desenvolver conhecimento na área de administração hospitalar; organizar, planejar e controlar atividades e processos administrativos e operacionais; atendimento ao público; atendimento na farmácia; auxiliar na administração e recepção de consultório médicos e dentários.
Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema Principais Certificações e Acreditações para Hospitais. Introdução e as Principais Certificações e Acreditações Hospitalares, ISO 9000, OHSAS 18001, Accreditation Canada Internacional ACI, Joint Commission International JCI, National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO).
Objetivo: Desenvolver o conhecimento no processo de auxílio de manuseio de produtos farmacêuticos veterinários, matérias primas, expedição, coleta de material biológico, obter o conhecimento das áreas de biossegurança e normas técnicas.
Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Programa Neolinguística. Abordando os seguintes subtemas: Introdução ao Programa Neolinguística, Princípios Básicos, Pressuposições e Escuta Ativa.
Objetivo: Desenvolver o conhecimento na área de Alimentos & Bebidas, atendimento ao público, conferência de alimentos, manipulação, organização, higiene e preparo.
Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Gestão de Estoque. Abordando os seguintes subtemas: Conceito de Gestão de Estoque, Métodos de Gestão de Estoque, Boas Práticas, Inventário Atualizado e Controle de Perdas.
Objetivo: Desenvolver o conhecimento na área de Alimentos & Bebidas, atendimento ao público, conferência alimentos, manipulação, organização, higiene e preparo.
Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Origem e Tipos de Ingredientes. Abordando os seguintes subtemas: Alimentos de Origem Animal, Alimentos de Origem Vegetal, Alimentos de Origem Mineral e Ingredientes nos Alimentos Processados.
Objetivo: Desenvolver o conhecimento na área de varejo e atacado, assim como no atendimento ao público “in loco” e ou “via telefone”, organização de documentos, esclarecimento de dúvidas na venda e pós-venda.
Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: A importância da Comunicação e Relacionamento com o Cliente. Abordando os seguintes subtemas: Conceitos de Marketing, Tipos de Comunicação, Publicidade e Propaganda, Marketing de Relacionamento, Negociação e Pós-Venda.
Objetivo: Desenvolver conhecimento na área comercial, assim como no atendimento ao público, organização de documentos, esclarecimento de dúvidas, oferecendo e demonstrando produtos, atendendo de forma eficiente a expectativa dos clientes na venda e pós-venda.
Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Implementação de um Plano de Atração de Novos Clientes: Tipos de Clientes, Perfil Comportamental – DISC, Concorrência de Mercado e Revisão.
Objetivo: Desenvolver conhecimento no setor de vendas do comercio varejista, assim como no atendimento, na comunicação interna e externa, prospectando qualidade para o público alcançado.
Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Negociações, Objeções e Fechamento de Vendas abordando os seguintes subtemas: Negociação de Vendas, Objeções de Vendas, Fechamento de Vendas. Iniciando o próximo tema: Organização das Ações Pós-Venda: Pós-Venda e Métodos de Pós-Venda.
Objetivo: Desenvolver conhecimento no setor de logística, assim como na conferência de mercadorias, estoque e expedição, armazenamento e movimento de cargas.
Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Controle de Estoque abordando os seguintes subtemas: Sistema ERP, Sistemas Web, Curva ABC, Just in Time, Custo Médio.
Objetivo: Apoiar as atividades relacionadas aos processos logísticos, obter o conhecimento no setor de almoxarifado, assim como na conferência das mercadorias, estoque, expedição, armazenamento e movimento de cargas.
Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Qualidade na Recepção, Conferência e Armazenagem Gestão de Carga e Descarga, Limpeza e Higienização da Mercadoria e Materiais, Armazenagem e Organização. Iniciando o próximo tema: Controle de Estoques, abordando os seguintes subtemas: Conceito e Controle de Estoques e Boas Práticas.
Objetivo: Desenvolver conhecimento na área de TI – Tecnologia da Informação, desempenhando o monitoramento e prestando apoio no atendimento ao cliente e usuário.
Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Fundamentos de Sistema de Informação, abordando os seguintes subtemas: Recursos de Hardware e Software, Recursos de Dados e Recursos de Rede e Revisão de Conteúdo. Iniciando o próximo tema: Impactos dos Sistemas de Informação nas Organizações: Gestão Documental (Aplicada aos Sistemas de Informação) e Gestão Empresarial (Aplicada aos Sistemas de Informação).
Objetivo: Apoiar as atividades relacionadas ao telemarketing, obter o conhecimento no setor, assim como no atendimento telefônico e lidar com o público, oferecendo os produtos e serviços com qualidade.
Sem jovens ativos no momento.
Objetivo: Conhecer as operações e os fatores que interferem na produtividade, com a garantia da qualidade, atendimento e processo de produção.
Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Controle e Característica de Estoque. Abordando os seguintes subtemas: O que é Controle de Estoque, Boas Práticas, Tipos de Estoque, Sistemas ERP, Sistema Web e Curva ABC.
Objetivo: Oferecer formação no que há de mais atualizado no mercado, dando condições de exercerem suas funções na área de Instalador Elétrico Residencial e Predial, respeitando as novas técnicas e exigências no mercado de trabalho.
Para cumprimento deste objetivo trabalhou-se neste mês o tema: Normas Reguladoras – NR-10 e NR-35. Abordando os seguintes subtemas: NR-35 Objetivos, Campo de Aplicação, Responsabilidades, Capacitação e Treinamento. Análise de Risco, Condições Impeditivas / Riscos Potenciais Inerentes ao Trabalho em Altura e Medidas de Prevenção e Controle, Cordas, Acesso por Escadas, Andaimes e Plataformas, Serviços em Telhados e Responsabilidades Legais.
Conteúdo inicial, trabalhado no início de cada contrato do jovem, equivalente e respectivo a cada carga horária destinada a cada curso. Com o objetivo de auxiliar o jovem em seu desenvolvimento profissional, comportamento esperado para essa nova experiência.
Desenvolvido da seguinte forma:
Conteúdo final, trabalhado no final de cada contrato do jovem, equivalente a carga horária destinada a cada curso. Tem por objetivo de preparar o jovem para novas oportunidades, protagonismo para o mercado de trabalho, empreendedorismo e opções de novas buscas.
Desenvolvido da seguinte forma:
Com o objetivo de enriquecer e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos aprendizes do CAMP Pinheiros, firmou-se algumas parcerias importantes para que essa troca de experiência, ampliação de repertório, conhecimento, contribuindo significativamente com o objetivo de estimular a participação do público, de forma objetiva e dinâmica, provocando interações e dúvidas.
Segue descritivo de algumas palestras, bate papos e oficinas que ocorreram com os jovens durante esse mês:
Objetivo: A Campanha Abril Azul tem como objetivo conscientizar sobre autismo para construirmos uma sociedade mais compreensiva e acolhedora. O mês de Abril é marcado pela Campanha “Abril Azul”, tem o papel de conscientizar a população e trazer visibilidade para o tema, como forma de mobilizar a sociedade sobre essa condição ainda desconhecida e discriminada por muitos.
Objetivo: Tem como objetivo conscientizar e proteger os colaboradores durante a execução de suas tarefas obrigatórias. Definindo responsabilidades, educando as pessoas para a manutenção da saúde e da segurança.
Objetivo: Programa Empresário Sombra: Oferece oportunidade aos estudantes de conhecerem a rotina de trabalho de um profissional de sua área de interesse. Durante o encontro, os jovens acompanham as apresentações das áreas e tiram dúvidas com os profissionais.
Parceria realizada com JASP e a empresa BANK OF AMERICA.
A seguir, finalizamos demonstrando os feedbacks realizados pelos jovens perante a palestra realizada com o profissional citado acima:
https://padlet.com/pedagogico57/tdx93v8fveaj11ep
https://padlet.com/pedagogico57/xoqr2tq3ziqommg1
https://padlet.com/pedagogico57/311rm37qf6uk5jdz
Todas as informações aqui apresentadas representam as ações desenvolvidas com os aprendizes.
Em caso de dúvidas ou outros esclarecimentos, não hesite em acionar nossa equipe pedagógica.
Agradecemos a parceria e confiança em nosso trabalho.