O papel do feedback no ambiente corporativo

O papel do feedback no ambiente corporativo

Como a cultura de comunicação construtiva impacta na produtividade e relações

O envolvimento da liderança e o tipo de gestão que é exercido em cada área ou fase da carreira pode impactar diretamente na produtividade do colaborador. Entre as atividades fundamentais para engajar e desenvolver o time destaca-se o papel do feedback no ambiente corporativo.

Para se adequar em um ambiente corporativo é preciso atender uma série de normas gerais que servem para empresa ou outras que podem ser específicas para determinado ambiente ou fazem parte de uma cultura organizacional já implantada.

Segundo estudos realizados pela Gallup, funcionários que recebem feedback regular tem 3,5 vezes mais chances de estar engajados em comparação com aqueles que não têm um retorno frequente sobre seu desempenho.

Entretanto, para que o feedback seja uma ferramenta de motivação é preciso entender a importância de fornecer o feedback de forma adequada para que seja um canal construtivo.

Feedback como aliado da liderança e das empresas.

O feedback representa informações que são recebidas no ambiente de trabalho, seja por meio de superiores, colegas ou subordinados, proporcionando insights para ajustar as ações. A palavra “feedback” significa “dar um retorno”, logo, em essência, o feedback é a troca de opiniões, críticas e sugestões sobre o comportamento profissional.

Atualmente, o termo também é utilizado para descrever um momento específico e formal dentro das empresas, que o funcionário recebe os resultados de sua avaliação de desempenho.

O feedback é considerado pelos profissionais como a forma mais eficaz de avaliar o desempenho,  de acordo com uma pesquisa global realizada pelo Top Employers Institute com 600 empresas em 99 países. No Brasil, todas as empresas entrevistadas garantem que seus gerentes sejam treinados para fornecer feedback aberto e construtivo aos colaboradores.

Quando bem estruturado e fornecido de forma adequada e profissional, consegue fazer com que a performance do colaborador melhore, podendo impactar tanto na retenção de talentos quanto na produtividade. De acordo com pesquisa da Feedz, 94% dos funcionários trabalham melhor depois de receber feedback.

Feedback deve ser construtivo e não limitador

O feedback é um recurso de extrema importância desde que seja executado para contribuir com o crescimento profissional, pois quando ele é bem estruturado e executado vai apontar, de maneira objetiva e assertiva, formas para que o funcionário identifique seus pontos de melhoria e aprimore ainda mais suas características potenciais.

O feedback inoperante traz um tom mais pessoal e pejorativo, em vez de se concentrar nos tópicos relativos ao trabalho, em que o foco é o colaborador e não suas atividades e desenvolvimento. Ele também pode trazer e apontar falhas que não sejam passíveis de soluções a curto ou médio prazo, servindo apenas como uma análise pessoal e pouco executável, partindo para uma linha de aconselhamento e não de potencial desenvolvimento e melhoria.

Já o feedback construtivo, é inteiramente focado no trabalho realizado e não na figura do colaborador. Além disso, quem o fornece apontará as melhorias, mas também irá colaborar para dar rumos para que aquele profissional possa se desenvolver e melhorar o desempenho. Para esse tipo de avaliação, é importante também que quem está promovendo a análise, pois é importante trazer primeiros os pontos positivos antes de apontar os problemas.

Benefícios de um feedback construtivo

O papel do feedback no ambiente corporativo, quando essa cultura é implementada de forma eficaz, tem um impacto transformador em toda a empresa. Isso se deve ao fato de que os colaboradores conseguem identificar não apenas suas áreas de melhoria, mas também reconhecer seus pontos fortes e desenvolver ainda mais competências.

Ao reconhecerem suas fraquezas e possibilidades de melhorias, o funcionário tem a oportunidade de buscar caminhos para evoluir e, ao entender como aprimorar seu desempenho, será mais produtivo e assertivo, trazendo benefícios diretos e indiretos tanto para a equipe como também para a empresa como um todo.

Ao ter suas principais habilidades apontadas, ele também pode aprimorar seu autoconhecimento, ganhar segurança e auxiliar o desenvolvimento de seus colegas, aprendizes, estagiários, contribuindo, dessa forma, também para o fortalecimento do time.

Além disso, quando os gestores fazem o feedback, eles têm a oportunidade de entender quais pontos estão abaixo do esperado. Com isso, é possível aprimorar as estratégias de desenvolvimento pessoal e os programas de treinamento oferecidos a toda a equipe, resultando em um aumento significativo nos resultados e no bem-estar geral no local de trabalho.

Vale ressaltar que o feedback também desempenha um papel crucial ao:

– Facilitar a identificação e aprimoramento das fraquezas da equipe;

– Reduzir os obstáculos na comunicação interna;

– Mitigar erros recorrentes que possam prejudicar o desempenho;

– Promover a autodescoberta e o desenvolvimento pessoal dos colaboradores;

– Ser mais assertivo nos resultados esperados e para alcançar os objetivos da área.

– Ajustar arestas para solucionar deficiências da área como um todo.

Portanto, a implementação de uma cultura de feedback não apenas fortalece o vínculo entre os membros da equipe, mas também impulsiona o crescimento individual e coletivo, contribuindo para o sucesso a longo prazo da organização.

Como estruturar o feedback para ser eficaz

Agora que já abordamos o que é um feedback positivo, vamos pensar em como podemos estruturá-lo. Quando se trata de desenvolver uma técnica eficiente, seguir um método claro pode garantir que a mensagem seja entregue de forma que alcance melhores resultados.

O primeiro passo é o planejar o que será dito. Antes da conversa, é importante refletir sobre os pontos que serão abordados, identificando tanto os aspectos positivos quanto as áreas que precisam de melhoria. O objetivo deve ser contribuir com a evolução dos pontos que estão em defasagem.

Para personalizar a conversa e pensar em uma devolutiva que seja mais assertiva é importante que o gestor entenda o perfil do colaborador para encontrar os melhores caminhos e práticas que torne a conversa em uma linguagem produtiva que se adeque a esse comportamento e traga soluções práticas e executáveis.

É crucial observar alguns pontos para utilizar essa ferramenta que pode ser poderosa e agregadora. Isso significa encontrar o melhor momento e forma para o “bate-papo”. Deve ser em uma hora mais tranquila das atividades e que a pessoa esteja receptiva e disponível para a conversa, assim, as considerações serão recebidas com mais leveza e absorvidas com maior impacto.

Ao iniciar a conversa, a melhor opção é reconhecer as realizações e habilidades do profissional, dessa forma, a atmosfera positiva e mais amena demonstra o envolvimento do gestor também na cooperação dos pontos críticos de aperfeiçoamento.

Em seguida, ao abordar os pontos que motivaram tal feedback, é fundamental ser objetivo e específico. Citar exemplos práticos e observações detalhadas é uma boa escolha para demonstrar o que está sendo dito pois ajudam o entendimento.

Por fim, ao discutir as áreas que precisam de melhoria, é importante também oferecer soluções e orientações sobre como avançar. Isso pode incluir sugestões de treinamento, recursos adicionais ou estratégias específicas para superar os desafios identificados.

Receber um feedback

É provável que você conheça alguém que não gosta de receber feedbacks, entretanto quando as críticas são construtivas, elas podem ser mais bem compreendidas. Dentro do ambiente organizacional em que existem programas de desenvolvimento de carreira e acompanhamento, não é aceitável a recusa pelo colaborador.

Quando o gestor tem capacidade de liderança e de entendimento da importância do feedback, o profissional tende a valorizar esse momento como uma oportunidade para impulsionar o crescimento dentro da empresa e até mesmo na vida pessoal.

É importante diferenciar feedback com sugestões de colegas sobre qualquer aspecto do seu desempenho e saber se são valiosas possibilidades para o seu aprimoramento ou simples opiniões sem fundamento.

Dicas para receber um feedback

Ao receber um feedback é importante a escuta ativa e conseguir ouvir com atenção antes de se justificar, discordar, responder ou até rejeitar o que está sendo exposto. Espere que as informações sejam expostas sem haver interrupções.

A opinião do gestor não deve ser discutida até numa tentativa de convencê-lo ao contrário. É o olhar do seu chefe sobre o seu trabalho, importante entender e amadurecer como profissional.

É importante que haja clareza durante todo o processo, portanto, após ouvir as explicações, caso você tenha dúvidas em algum ponto ou melhorias a serem feitas, é importante entendê-las e não há problemas em pedir mais explicações sobre o assunto.

O feedback não deve ser encarado como algo pessoal. Uma das principais finalidades do processo dentro da organização é o desenvolvimento do profissional. Isso traz à tona a importância de não levar para o lado pessoal, uma vez que deve ser realizado com profissionalismo e respeito e tem o foco no  desenvolvimento do colaborador dentro da empresa.

Registrar as informações auxilia na compreensão das ideias transmitidas, permitindo revisitá-las posteriormente. Portanto, uma das principais recomendações sobre receber feedback é fazer anotações de tudo o que for relevante.

Seja digitalmente ou utilizando um bloco de papel, essa escolha deve ser feita inteiramente de acordo com as suas preferências. No entanto, durante a conversa com o colaborador, é essencial fazer pequenos registros sobre os aspectos que estão sendo avaliados.

Ao finalizar, é importante expressar gratidão e deixar claro que a contribuição foi extremamente valiosa.

Seguindo essas dicas e com o conhecimento de qual é a importância do feedback no mundo do trabalho, temos certeza que o próximo feedback que você receber ou dar, será muito mais produtivo.

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