15 Habilidades profissionais para desenvolver em casa e que vão te ajudar no seu emprego

Você sabia que algumas habilidades profissionais podem ser desenvolvidas no próprio ambiente familiar? Descubra o que são as ‘soft skills’  e como você pode usá-las para fortalecer o seu currículo e se destacar no trabalho. Leia a seguir. 

Já se deparou com um pré-requisito em uma vaga de emprego chamado ‘soft skill’? Este termo vem ganhando força na avaliação dos recrutadores. Ao pé da letra, esta expressão em inglês está relacionada com a inteligência emocional e habilidades comportamentais de um profissional.  As ‘soft skills’ de candidatos têm sido decisivas para o processo de contratação nos últimos anos. 

Unir habilidades comportamentais com profissionais podem ajudar você a se destacar no mundo do trabalho. 

No CAMPUS Talentos já transformamos a vida de mais de 17 mil pessoas por meio de programas de aprendizagem e formação para cidadania. Além disso, atendemos sempre nossas empresas parceiras de maneira acolhedora e assertiva devido à nossa experiência de 42 anos no ramo.

Por isso, unimos a nossa expertise com algumas tendências do mercado para você treinar suas habilidades profissionais mesmo dentro de casa: 

habilidades profissionais

 

O que são Habilidades Profissionais?

As habilidades profissionais são as características e competências necessárias para realizar atividades e tarefas no ambiente de trabalho. 

Estas podem ser técnicas ou comportamentais.

As habilidades técnicas dizem respeito às capacitações e especializações para realizar determinadas práticas, chamadas também de hard skills. Por exemplo, o conhecimento de ferramentas para trabalhar com computação, entender de mecânica para prestar serviços em oficinas, entre outros.

Já as habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills, referem-se às características pessoais de cada indivíduo. Por exemplo, alguns traços podem parecer naturais em sua personalidade, como ser organizado ou comprometido. Porém, são muito apreciados na hora da contratação ou no dia a dia do escritório. Além disso, a maneira como você se relaciona com os demais também é fundamental para um bom convívio com colegas no mundo do trabalho.

Por isso, as empresas em busca de novos colaboradores procuram candidatos que unem as soft skills e hard skills.

Abaixo, reunimos 15 habilidades técnicas e comportamentais para você desenvolver em casa e destacar-se no mundo do trabalho.  Siga nossas dicas abaixo:

Habilidades Profissionais para Desenvolver em Casa

Habilidades Técnicas, também conhecidas como hard skills

1- Faça cursos online

2- Crie o hábito de ler com frequência

3- Promova debates e grupos de estudos 

4- Participe de fóruns online

5- Mantenha-se informado

Dentre as competências profissionais que podem ser desenvolvidas na área técnica, estão algumas formações e aprendizados que você pode tirar de livros, bate-papo com amigos em grupos de estudos, fóruns online, cursos à distância (grátis ou pagos) e jornais. 

Aqui, os estudos, a interação social e as informações enriquecem sua bagagem cultural e profissional. Além dos aprendizados em uma determinada área, você ganha conhecimento para vida. Dessa forma, enquanto você desenvolve habilidades profissionais técnicas sem sair de casa, você adquire experiências para crescer pessoalmente.  

Estar informado e atualizado nas notícias também é uma competência essencial na hora das entrevistas, e ajuda você a responder perguntas com argumentos embasados. 

habilidades profissionais

Habilidades Comportamentais, as chamadas soft skills

6- Autoconhecimento

Para desenvolver da melhor maneira suas habilidades profissionais, uma boa dica é começar pelo autoconhecimento. O processo diário de olhar para dentro, conhecer e entender suas emoções auxilia também na autoconfiança. Uma pessoa que sabe gerir expectativas, reconhece seus pontos fracos e fortes, tem metas e se torna mais apta a aprender mais e alcançar seus objetivos.

7- Empatia

Sabe aquela frase: ‘Trate o outro como você gostaria de ser tratado’? Esta é uma boa definição para começarmos a falar sobre empatia. Colocar-se no lugar do outro, entender que todos somos humanos e, às vezes, podemos estar passando por dificuldades diferentes. Por isso, além do respeito e educação que são essenciais para um bom convívio, ser empático é agir e ajudar quem precisa de maneira altruísta e solidária.

8- Organização e Compromisso

Quem sabe organizar suas tarefas está um passo à frente para fazer entregas dentro dos prazos estipulados, item fundamental para criar uma boa reputação no trabalho. A organização é um excelente parâmetro para ter melhores resultados profissionais.

9- Flexibilidade

Ser flexível significa adaptar-se a diferentes realidades, seja uma mudança de setor ou nos problemas que aparecem no cotidiano. É o famoso “jogo de cintura” para contornar situações e ser criativo com soluções alternativas. 

10- Resiliência

Para complementar a habilidade acima, uma das características mais faladas no momento é ser resiliente. Afinal, o que isso quer dizer? Resiliência é saber aceitar e lidar bem com situações imprevisíveis. É aprender e transformar-se com o inusitado de maneira leve e positiva. 

11- Trabalho em Equipe

O bom e velho trabalho em equipe tão exigido nas dinâmicas em grupo avalia a capacidade de relacionar-se com os outros, respeitar as diferenças, ouvir todos os lados e saber tomar decisões coletivas de forma harmoniosa e educada.

12- Proatividade

Ser pró-ativo é mostrar interesse e tomar iniciativa demonstrando segurança e autonomia. É, por exemplo, antecipar a resolução de um problema ou colocar-se à disposição para novas tarefas. Não acomodar-se é essencial para a reputação que você quer criar no mundo do trabalho, além de ser uma característica esperada pelos membros da equipe.

13- Comunicação

Uma das habilidades profissionais mais requisitadas é a boa comunicação e a eficiência em passar mensagens claras. Saber falar bem, posicionar-se com eloquência e ter classe ao participar de debates e apresentações são alguns exemplos. Para isso, é preciso cuidado com normas gramaticais, bem como o que a sua postura comunica. Uma dica de leitura para entender mais sobre esse assunto é o livro ‘Corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal’, de Pierre Weil. 

14- Determinação e Persuasão 

Além de esforço e determinação para cumprir os objetivos diários e metas junto à empresa, é necessário ter confiança e persuasão na hora de “vender seu peixe” e não ter medo de tentar. 

Estude e demonstre como a sua sugestão, crítica ou ideia pode ser aplicada e melhorar os resultados da empresa. Além disso, diante de um NÃO, tente novamente outras estratégias para que vejam sua determinação em querer inovar e participar.

15- Liderança

A liderança pode ser uma competência nata ou desenvolvida conforme as necessidades da empresa. Líderes da organização devem saber que podem contar com você para medidas de emergência ou até mesmo para promoções e mudanças de cargo. 

 

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