12 nov Como treinar jovens aprendizes com a cultura da empresa utilizando este esquema prático
Para ajudar a sua empresa, o CAMP Pinheiros traz dicas para um processo de gestão mais acolhedor e estruturado.
A missão de incluir adolescentes e jovens aprendizes no ambiente de trabalho, promover o aprendizado e tornar-se uma referência de gestão traz muitos desafios, e a dificuldade de reter esses novos talentos tem sido amplamente discutida pelas empresas.
O CAMP Pinheiros acredita que oferecer oportunidades para adolescentes e jovens aprendizes exige uma preparação das empresas: construção de um ambiente de trabalho preparado para receber esses novos talentos, planejamento de atividades e integração com a equipe e a cultura organizacional, entre outros fatores.
Além disso, é preciso entender as ambições, as experiências de vida e as dificuldades da juventude atual para alcançar uma comunicação efetiva e, assim, desenvolver todo o potencial desses talentos. Uma gestão acolhedora e de qualidade traz benefícios não só para a pessoa que está aprendendo mas também à empresa, que passa a contar com um colaborador ou uma colaboradora motivada a atingir os objetivos da organização.
Confira as dicas que selecionamos para gestores e gestoras construírem uma relação de respeito e confiança com aprendizes.
1. Reserve um tempo para orientar o aprendizado
É muito importante para quem está aprendendo saber que existe espaço para tirar dúvidas, conhecer novos caminhos e treinar uma atividade antes de se responsabilizar completamente pela sua execução. Para isso, a pessoa gestora deve se mostrar sempre aberta e disponível para ajudar e contribuir com o desenvolvimento das habilidades de aprendizes, além de reservar um tempo na agenda para se dedicar ao trabalho de orientação. Esse cuidado gera motivação e confiança, aumentando a qualidade do aprendizado.
2. Faça feedbacks regulares e individuais
Para além da orientação de como realizar uma atividade, a conversa sobre os resultados é essencial para a compreensão do que está sendo feito. O feedback é um momento de troca sobre a atuação e o desempenho de adolescentes e jovens aprendizes, possibilitando o reconhecimento de uma boa performance e o entendimento das dificuldades.
Essa proposta sempre deve vir com conotação positiva e construtiva: “você já está bem nisso; agora, pode focar em melhorar aquilo”, instruindo a pessoa sobre como ela pode aprimorar as suas habilidades. Tudo isso colabora com uma aprendizagem contínua e influencia o ambiente de trabalho como um todo.
Outros pontos de atenção são importantes na hora de dar o feedback. Primeiro, lembrar-se de que o reconhecimento é uma ótima maneira de manter a pessoa motivada e mostrar que existe valor naquilo que ela está produzindo. Segundo, é sempre bom optar pela conversa particular para que o jovem e adolescente aprendiz não se sinta exposto ou fique apreensivo com a opinião de terceiros na hora da conversa. Um papo direto e com um olhar voltado para as necessidades daquela pessoa estabelece uma comunicação acolhedora e próxima.
3. Conte com o apoio de instituições certificadas
O CAMP Pinheiros tem a missão de conectar adolescentes e jovens aprendizes e empresas em uma relação na qual os dois lados sempre ganham. Mas como funciona o Programa de Jovem Aprendiz do CAMP Pinheiros? Para resumir, o nosso programa oferece treinamento especializado e leva o currículo desses adolescentes e jovens para empresas que oferecem uma primeira oportunidade de emprego em áreas que o aprendiz pode atuar.
Não somos uma agência de empregos para jovem aprendiz, vamos além: o nosso maior interesse está em garantir que esses novos talentos estejam preparados para entrar no mundo do trabalho, promovendo também a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade com o objetivo de mudar a realidade de milhares de famílias no Brasil.
Já as empresas, podem contar com todo o suporte do CAMP Pinheiros desde a avaliação e encaminhamento de candidatos e candidatas até o momento do encerramento de contrato. Isso significa que enviamos para as avaliações das empresas adolescentes e jovens que já passaram por treinamento e combinam com o perfil e as necessidades da empresa. Depois, intermediamos todo o processo de contratação e seguimos dando apoio à empresa na gestão desses talentos, seja ajudando com feedbacks ou realizando novos treinamentos. Tudo sempre de forma estratégica e pensada no perfil de cada empresa.
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4. Incentive os estudos
A gente sabe que cada pessoa possui perfil, habilidades e dificuldades diferentes. Por isso, é importante ter empatia e cuidado, buscando respeitar o tempo de aprendizagem e encontrar os meios mais efetivos para apoiar o desenvolvimento.
5. Administre conflitos de gerações
A rotina de um jovem aprendiz deve ter como objetivo sempre a busca de novos conhecimentos. Nesse sentido, vale lembrar que o incentivo ao estudo e à capacitação vai além do momento em que esse adolescente ou jovem iniciando sua trajetória profissional está na empresa: a pessoa gestora deve estar preocupada e atenta para propor atividades extracurriculares capazes de fomentar inspiração, criatividade e desejo por aprender mais. Isso pode ser feito com a indicação de cursos, filmes, podcasts, palestras, livros etc., além de conversas e trocas de experiências reais capazes de proporcionar crescimento profissional ao adolescente e jovem aprendiz. Por fim, é importante ter em mente que a atividade de trabalho não pode entrar em conflito com a rotina da escola – daí a necessidade de um acompanhamento escolar.
6. Faça a integração entre a equipe
É fundamental que adolescentes e jovens aprendizes se sintam integrados no time. O sentimento de fazer parte de um núcleo gera confiança, pertencimento e abre oportunidades para que esses aprendizes possam expressar as suas ideias e opiniões.
7. Administre conflitos de gerações
Pequenos conflitos de gerações podem acontecer em muitos níveis dentro das empresas: desde a questão de costumes até a dispersão por conta dos celulares. Seja qual for a situação, o importante é sempre buscar um diálogo aberto e conciliador para que as diferenças sejam superadas.
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Ser uma empresa parceira significa apoiar a luta por uma sociedade mais diversa e inclusiva por meio do nosso Programa de Aprendizagem e mais de 10 projetos sociais em diferentes áreas de atuação.
Mais do que ampliar o acesso de adolescentes e jovens aprendizes ao mundo do trabalho, o nosso programa contribui para a autonomia, a independência financeira e o desenvolvimento vocacional desse público. Além disso, realizamos um trabalho de capacitação completo, em que esses talentos já entram preparados para atuar nas empresas.
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