Como fazer um currículo de jovem aprendiz perfeito para a primeira entrevista de emprego

O CAMP Pinheiros preparou um passo a passo para você fazer o currículo perfeito e conseguir o primeiro emprego com carteira assinada. Espia só! 😉

Se você quer entrar para o mercado de trabalho e conciliar as atividades profissionais com a vida escolar, a Lei do Aprendiz pode te ajudar nesse objetivo. Jovens e adolescentes (entre 14 e 24 anos) e pessoas com deficiência (sem limite de idade) que participam do Programa de Aprendizagem têm a oportunidade de conseguir o primeiro emprego com carteira assinada e estudar ao mesmo tempo. E aí: bora montar o seu currículo de jovem aprendiz e dar um passo importante para viver essa experiência?

Antes de tudo, saiba que as vagas direcionadas para adolescentes e jovens aprendizes não precisam de experiência prévia ou qualquer tipo de especialização: o importante é que você esteja na escola ou em um curso técnico e tenha vontade de aprender na prática. A sua disposição para somar com a empresa, ser parte essencial de um time e se desenvolver profissionalmente é o diferencial que vai te levar até a sua vaga.

Informações pessoais

Na primeira etapa, você deve organizar os seus dados pessoais logo no início da página. Insira o seu nome completo, telefone de contato, e-mail, bairro/cidade e data de nascimento.

Aqui, a dica é focar em informações básicas, sem a necessidade de especificar gênero, estado civil, raça etc., pois essas características não devem influenciar na hora da escolha de candidatas e candidatos. Além disso, é importante que o seu endereço de e-mail seja formal, contendo apenas o seu nome, sobrenome e números. Caso você tenha um e-mail para trocar com a galera, vale a pena criar uma nova conta pensando no trabalho.

Objetivo

Este é o momento em que você deve dizer de maneira resumida o que está buscando. Então, deixe claro que a vaga que procura é de jovem aprendiz, ok? Depois, complemente com as suas metas dentro da empresa. Veja aqui alguns exemplos: “aprender com a cultura organizacional para desenvolver habilidades importantes no mercado de trabalho”; “crescer profissionalmente e contribuir para que a empresa alcance os seus objetivos”; “ampliar conhecimentos e fazer parte da equipe para acrescentar valor à empresa”.

Habilidades pessoais

Aqui, a ideia é falar sobre as qualidades que podem fazer você se destacar na vaga desejada. Habilidades como comprometimento, proatividade e boa comunicação são sempre positivas e importantes em qualquer trabalho, mas é interessante tentar ir além e inserir qualificações que estão direcionadas para os seus objetivos. Por exemplo: se a vaga que você deseja é na área de Informática, falar sobre a sua afinidade com softwares ou facilidade para trabalhar com tecnologia pode aumentar a relevância do seu currículo.

Escolaridade

De maneira bem simples, coloque o tipo de formação (como ensino médio, ensino fundamental), o nome da instituição em que você estudou ou estuda e o ano de conclusão. Se ainda estiver cursando, você pode colocar a data prevista para a conclusão, ok?

Cursos e atividades complementares

Participou de cursos, palestras, seminários, trabalhos voluntários ou qualquer outra atividade que aumentou os seus conhecimentos e trouxe novas experiências? Pode compartilhar isso no seu currículo da mesma forma como trouxe as informações de escolaridade: nome do evento e ano em que foi realizado.

 

Idiomas

Esse tópico não é obrigatório, mas se você lê, fala ou compreende alguma língua estrangeira, dá para colocar isso no seu currículo como um extra. Essa informação deve ser apresentada com o nome do idioma e o nível de fluência: básico, intermediário, avançado ou fluente.

 

Experiências

Como já foi dito antes, não precisa ter experiência prévia para vagas de jovem aprendiz. Contudo, se você já trabalhou em outros locais, apoiou pequenos negócios da família ou participou de ações voluntárias, por que não dizer o que aprendeu por lá, não é mesmo? Então, ao falar das suas experiências, coloque o nome da empresa, o período de tempo em que prestou serviços e quais eram as suas principais responsabilidades. Assim, dá para ter uma ideia das práticas que você já conhece e áreas com as quais tem afinidade.

Pontos de atenção

  • Faça uma revisão ao terminar de escrever o seu currículo para garantir que não haja erros de português: é muito importante que as palavras estejam escritas corretamente e que as informações façam sentido e se conectem de maneira intuitiva. 
  • Certifique-se também de que todos os dados estão certos. Vale lembrar que as vagas para jovens aprendizes são pensadas para pessoas que querem aumentar os seus conhecimentos e viver a primeira experiência no mercado de trabalho. Por isso, você não precisa se preocupar em deixar o seu currículo mais longo ou mais atrativo, acrescentando informações desnecessárias ou inventadas.
  • Por fim, formate o documento em um padrão mais formal e que passe credibilidade. O melhor caminho é escolher uma das fontes clássicas (Arial, Times New Roman ou Calibri), deixar o tamanho da letra 12 e não usar muitas cores, bordas ou outros recursos visuais. Organize as informações de maneira que fiquem legíveis e com separações por temas: para isso, você pode utilizar títulos em negrito e pular uma linha entre um tópico e outro, por exemplo.

 

Prontinho! O seu curriculum vitae (CV) já pode ser enviado. =D

 

Quer mais dicas para conseguir uma vaga de jovem aprendiz? Conheça o Programa de Aprendizagem do CAMP Pinheiros!

 

O CAMP Pinheiros atua no desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes e jovens e desde 1978: já ajudamos mais de 19 mil adolescentes e jovens a conseguirem a sua primeira oportunidade de emprego. 

No nosso Programa de Aprendizagem, você vai receber dicas como essas e muito mais. Vamos te ajudar a desenvolver habilidades e atitudes necessárias para se dar bem no trabalho por meio de atividades, cursos e oficinas, além de auxiliar com a orientação vocacional e o estímulo ao empreendedorismo. Tudo isso com o apoio de um método acolhedor e transformador, que oferece aprendizado mão na massa.

E o melhor: o programa é gratuito e, quando terminar, o próprio CAMP Pinheiros envia o seu currículo para vagas que combinam com os seus interesses, conectando você com a sua primeira oportunidade de emprego.

Dê hoje o primeiro passo para o seu futuro profissional!

Se inscreva abaixo!

 

 

Continue lendo:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.